O SC Braga venceu, esta terça-feira, o Vitória SC por 3-0 no Estádio da Pedreira. Marcaram Piazón, Abel Ruíz e Sporar para dar a quinta vitória consecutiva aos bracarenses no mais importante dérbi minhoto.

A equipa liderada por João Henriques teve mais posse bola, com 62%, e mais remates, 14 contra os apenas oito do SC Braga, mas pecou muito na finalização – teve apenas um remate enquadrado com a baliza.

Carlos Carvalhal montou a sua equipa no seu habitual 4-2-3-1, num bloco médio que não pressionava muito em cima dos defesas vitorianos, mas que dificultava a entrada do adversário no espaço entrelinhas. Depois, no contra-ataque, os bracarenses não deram qualquer hipótese, com Abel Ruíz e Lucas Piazón em destaque.

Os bracarenses chegaram à vantagem muito cedo na partida. Um lançamento longo de Sequeira ainda do seu meio-campo apanha a defesa adversária desprevenida, e encontra Abel Ruíz. O jovem espanhol tenta o cruzamento e, à segunda tentativa, encontra Lucas Piazón na área. O brasileiro “dançou” sobre os jogadores vitorianos, e deferiu um remate certeiro para o fundo da baliza de Bruno Varela.

Os vermelhos e brancos continuaram a mostrar a sua superior capacidade ofensiva, com uma série de jogadores na linha da frente com uma qualidade invejável. Abel Ruíz, que tem assumido o lugar de avançado-centro depois da saída de Paulinho para o Sporting CP, mostrou precisamente isso no segundo golo. Conduziu a bola entre defesas e médios vimaranenses, ultrapassou o seu adversário com facilidade e rematou em força para alargar o marcador. Estava feito o 2-0 para os arsenalistas.

O Vitória SC ainda tentou reentrar no encontro, com um livre de Marcus Edwards e uma boa oportunidade para Bruno Duarte, mas a bola bateu no poste na primeira e o avançado brasileiro não conseguiu acertar na baliza na segunda. Já perto do fim da partida, numa saída rápida do SC Braga, Al Musrati joga longo em Sporar, que domina bem e tabela com João Novais. Arrancou na direção da baliza sem grande oposição por parte dos defesas, chega à área e finaliza de forma rasteira e colocada. O terceiro golo da noite fechou o resultado final em 3-0.

O SC Braga aguenta o segundo lugar da Primeira Liga, com um ponto de avanço em relação ao FC Porto e quatro para o SL Benfica. O objetivo até ao final da época para os bracarenses será, no mínimo, garantir o terceiro lugar e conseguir a qualificação para a Liga dos Campeões, ainda que tenha que enfrentar o playoff, caso perca a posição que atualmente segura.

A formação de Guimarães está com o seu sexto lugar muito seguro, mas também está já com um atraso algo significativo para o Paços de Ferreira – o quinto classificado. A vantagem para o Moreirense FC é de seis pontos, distância essa que os castores têm para os vitorianos. Ainda assim, devido ao aumento de lugares de acesso europeu nesta presente época, o Vitória SC, mantendo o sexto lugar, garantem acesso à nova competição europeia – a Conference League.

Carlos Carvalhal, treinador do SC Braga, falou da preparação que a equipa foi capaz de fazer ao jogo, “com uma semana para trabalhar, um pouco diferente” daquilo que o treinador tem estado habituado. A estratégia era tentar marcar “primeiro que o Vitória de Guimarães”, e depois na segunda parte, “sabendo que o adversário podia desequilibrar-se para tentar marcar um golo”, a equipa “juntou-se mais” e controlou a partida sem bola.

Carvalhal realçou também a aposta nos jovens: Bruno Rodrigues fez ontem pela primeira vez os 90 minutos e o técnico do Braga afirmou que o jogador “é uma aposta do clube” e que quando aceitou “o repto do presidente, comprometeu-se a isso mesmo”. Entre os jogadores mais novos, destacou Francisco Moura e David Carmo, que antes das respetivas lesões estavam a ganhar muito espaço na equipa.

João Henriques, figura no comando técnico do Vitória SC, assumiu a “falta de competência nos dois momentos mais importantes do jogo: o momento da finalização” e “no momento da pressão”. Apesar de terem conseguido “mais cantos, mais livres” e de terem conseguido “criar situações de golo”, admitiu que a sua equipa não foi eficaz.

O treinador falou ainda da falta de agressividade da sua equipa, que fez “menos faltas que o adversário, e isso diz tudo”. O antigo técnico do Santa Clara afirmou que este fator foi relevante para “permitir o Braga marcar os dois golos”.

O SC Braga faz a curta viagem na próxima segunda-feira à casa do Famalicão FC, que vai a jogo com o seu novo treinador Ivo Vieira. Já o Vitória SC recebe ainda outra equipa minhota, o Gil Vicente, no domingo às 17h30.

Artigo editado por João Malheiro