O Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) está a recolher materiais relacionados com a pandemia da Covid-19. Máscaras, ventiladores, viseiras e testes são alguns dos objetos que estão a ser reunidos, contextualizados e catalogados. O objetivo é criar uma coleção que permita contar às futuras gerações a “história da Covid-19”.

“O nosso projeto, agora, é a constituição da coleção, no sentido de salvaguardar as repostas que a sociedade, quer seja a sociedade civil, quer sejam as instituições, deram a este problema [Covid-19]”, explica a curadora do MHNC-UP, Rita Gaspar, em declarações ao JPN. Depois de concluída, a coleção poderá ser integrada em exposições ou projetos de investigação.

A recolha dos materiais é feita através do contacto com instituições, públicas ou particulares, e empresas. “Nós já temos também algumas recolhas feitas a nível empresarial. Essas recolhas permitem perceber como é que as empresas de vários setores alteraram a sua produção para apoiar a comunidade. Como é que passaram de produção de cotonetes para a produção de zaragatoas”, exemplifica a curadora do MHNC-UP, Rita Gaspar, ao JPN.

A Universidade do Porto também está a contribuir com a doação de material, relativo à comunicação da Covid-19, como por exemplo, cartazes e sinalização. Rita Gaspar refere que, para já, a colheita de material ainda não foi aberta à sociedade em geral, mas não descarta a hipótese. “Nós ainda não fizemos uma chamada à sociedade, mas estamos a pensar fazê-lo. Seria interessante”, afirma a curadora, ao JPN.

Depois de reunido todo o material, o passo seguinte, será trabalhar na divulgação deste acervo. O Museu de História Natural e da Ciência pretende disponibilizar toda a informação recolhida à comunidade científica e académica, para a realização de estudos e trabalhos de investigação.

Um pouco por todo o mundo foram surgindo, nos vários museus, iniciativas semelhantes. “Uns mais focados nos diários das pessoas ou nos desenhos das crianças enquanto repositório social do momento”, outros “nos desenvolvimentos médicos e tecnológicos”, conclui a curadora do MHNC-UP, Rita Gaspar.

Artigo editado por Filipa Silva