A Universidade do Porto vai lançar esta semana o concurso público para a empreitada de reabilitação de um edifício que será transformado numa residência universitária. Localizada no número 2 da viela da Carvalhosa, em Cedofeita, a futura residência terá cinco pisos com cave, rés do chão, primeiro e segundo andar e um piso recuado. O prédio será equipado com 54 camas distribuídas por quartos duplos com casa de banho, três dos quais para pessoas com mobilidade reduzida, avançou fonte da reitoria ao JPN.

A autorização para extensão de encargos foi publicada em Diário da República (DR), na última quinta-feira (4). De acordo com o texto do DR, a empreitada tem um custo estimado em 1,45 milhões de euros, acrescido de IVA à taxa de 6%, relativos aos encargos de adaptação do edifício, situado junto à antiga Faculdade de Farmácia, com vista à sua transformação numa residência universitária.

Os encargos orçamentais decorrentes da execução do contrato serão previsivelmente distribuídos entre os anos de 2021 e 2022, lê-se ainda na deliberação do Conselho Geral da UP. O prazo para a conclusão da obra é de 300 dias, segundo fonte da reitoria.

António Sousa Pereira, reitor da Universidade do Porto, anunciou a adaptação do edifício da Carvalhosa em 2019, durante a cerimónia da celebração do 108.º aniversário da universidade. A decisão decorre da falta de alojamento a preços acessíveis para os estudantes no centro da cidade.

Atualmente, a UP possibilita o acesso a nove residências universitárias através dos seus Serviços de Ação Social (SASUP). Presentes nos polos do Campo Alegre, da Asprela e da Baixa do Porto, os edifícios têm capacidade para albergar cerca de 1.200 estudantes.

Artigo editado por Filipa Silva