Aprovação deve acelerar a vacinação no espaço europeu que passa a ter quatro vacinas disponíveis. Uma delas continua a gerar polémica. Agora foi a Dinamarca a suspender preventivamente a utilização da vacina da AstraZeneca, devido a casos de coagulação sanguínea ainda em investigação. Infarmed mantém recomendação de uso em Portugal.

A Comissão Europeia aprovou esta quinta-feira (11) a utilização da vacina da Johnson & Johnson, depois da validação da Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciada durante a manhã.

O fármaco é recomendado para todas as idades acima dos 18 anos e é a quarta vacina a ser distribuída pelos cidadãos da União Europeia, depois da BioNTech-Pfizer, Moderna e AstraZenaca.

A União Europeia encomendou 200 milhões de doses desta vacina – número que poderá chegar aos 400 milhões -, das quais 4,5 milhões deverão chegar a Portugal até final do ano.

Ursula Von der Leyen assegura que a decisão agora anunciada “é mais um passo que nos aproxima da meta coletiva de vacinar 70% da população adulta até o final do verão”.

Trata-se da primeira vacina unidose a estar disponível no mercado europeu. A companhia garante que é possível armazenar o fármaco num frigorífico comum durante três meses, o que facilita o seu transporte e acondicionamento por comparação com as vacinas já disponíveis.

A vacina, segundo a empresa, “é 85% eficaz na prevenção de doença grave” e “demonstra capacidade de imunização em países com a presença de variantes distintas”.

O fármaco foi aprovado para utilização nos Estados Unidos da América há 13 dias. A empresa também já submeteu o pedido para fazer parte da lista de uso de emergência da Organização Mundial de Saúde.

Dinamarca suspende vacinação com AstraZeneca, Portugal mantém

O dia em que a Europa alargou para quatro o leque de vacinas a utilizar na população começou com alarde no que a vacinas respeita. A Dinamarca anunciou a suspensão da vacina AstraZeneca naquele país depois de terem surgido “relatos de casos sérios de coagulação sanguínea em pessoas que receberam a vacina da AstraZeneca“, potenciando a existência de tromboses, avançou o jornal dinamarquês The Local. Não foram reportados detalhes sobre a situação clínica de pessoas que tenham sofrido este problema depois da inoculação.

A suspensão “por precaução”, como a classificou o ministro da Saúde dinamarquês, Magnus Heunicke, é válida por 14 dias, para que possa ser estudada a possibilidade de existir uma relação causal entre os dois eventos – toma de vacina e formação de coágulos. Horas depois, a Islândia e a Noruega tomavam decisão idêntica.

Nos últimos dias, a vacina da AstraZeneca viu-se envolvida em polémica. Da Áustria surgiram relatos da morte de uma mulher depois do aparecimento de múltiplos coágulos e da hospitalização de outra pessoa em estado grave. As autoridades austríacas decidiram retirar um lote específico que, segundo a BBC, foi enviado para 17 países europeus – Portugal não está incluído.

Estónia, Lituânia, Luxemburgo e Letónia seguiram a decisão da Áustria e suspenderam a utilização do lote em causa. A BBC refere, contudo, que, no total, estarão em causa “22 casos” de eventos tromboembólicos reportados “entre os 3 milhões” de pessoas inoculadas com a vacina da Astrazeneca na União Europeia.

Também esta quinta-feira, a Itália decidiu suspender, por precaução, a utilização de um segundo lote, não relacionado com o que gerou suspeitas na Áustria.

Numa circular informativa publicada ontem, a DGS sublinha que os “resultados preliminares” de uma investigação desenvolvida pelo Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC), da EMA, “não sugerem problema específico com o lote usado na Áustria”, pois o número de tromboses que ocorrem “em pessoas vacinadas não é superior ao observado na população em geral”.

Na mesma linha, o Infarmed informou, ao final da tarde desta quinta-feira, que mantém a recomendação da utilização da vacina uma vez que “os resultados preliminares sugerem não existir uma relação causal entre a administração desta vacina e estes eventos [de coagolação].” Portugal aprovou na quarta-feira (10) a utilização da vacina da AstraZeneca para maiores de 65 anos. Até ao momento, quase 150mil doses da vacina foram administradas no país.

Artigo editado por Filipa Silva