O projeto Mensagem de Lisboa começou a ser pensado no verão de 2020, em plena pandemia, por dois jornalistas do “Diário de Notícias”. “Quando eu e o Ferreira Fernandes estávamos no DN tentámos fazer uma área local bastante forte, porque nos fazia sentido, porque não havia nada. Não havia nada que falasse sobre Lisboa, sobre as histórias de Lisboa, na imprensa nacional”, explica Catarina Carvalho, jornalista e diretora do jornal, em entrevista ao JPN.

A esta vontade dos dois jornalistas juntou-se a feliz coincidência da nova gestão do café A Brasileira decidir revitalizar a “tradição de debates sobre ideias da cidade”. Este espaço acabou por se tornar a sede da Mensagem de Lisboa. A escolha não foi inocente e pretende simbolizar o sentido de comunidade e proximidade que o projeto quer ver refletido no jornal, como explica Catarina Reis, jornalista do Mensagem de Lisboa, ao JPN.

A Mensagem de Lisboa quer dar voz às pessoas da cidade, independentemente, da classe social, formação ou recursos económicos. “O senhor de 80 anos e o senhor que varre as ruas têm mais espaço que um presidente da câmara. A ideia é essa”, exemplifica a antiga aluna da Universidade do Porto.

A participação dos cidadãos é um dos pilares do jornal Mensagem de Lisboa e como tal, todos os lisboetas são convidados a contar a sua história, as suas preocupações e as coisas que gostavam de ver mudadas. Para que tal possa acontecer foram criados vários eventos de que são exemplo as reuniões de redação abertas ao público, que se realizam todas primeiras quartas-feiras do mês. Atualmente, e devido à Covid-19, as reuniões decorrem num formato digital, mas o objetivo é que passem a ser feitas presencialmente no café A Brasileira, no Chiado.

Para além das reuniões de redação, os cidadãos podem participar contando as suas histórias através de email ou fazendo parte de um Conselho de Vizinhos. As datas dos  eventos podem ser consultadas na página de Facebook do jornal.

A jornalista Catarina Reis, esclarece que o objetivo é fazer jornalismo com tempo e pensado com e para os lisboetas. “Não há tempo para isso, a verdade é essa, no caos das redações acaba por não haver tempo para isso. Ficamos fechados dentro da nossa bolha sem irmos lá fora perguntar: o que é que vocês querem que a gente fale? Isto é uma premissa muito simples. Não inventamos nada de extraordinário, estamos a criar um projeto de raiz e dizemos mesmo que trabalhamos assim. Com as pessoas”, enfatisa a jornalista da Mensagem de Lisboa.

O jornal local Mensagem de Lisboa, que arrancou a 22 de fevereiro, conta com o apoio de uma bolsa de marketing digital do Facebook Journalism Project. O projeto está organizado em quatro categorias-mãe – Cidade, Crónicas, Comunidade e Quem Somos –  e dentro de cada categoria estão várias subcategorias que permitem aos leitores chegar mais rapidamente aos conteúdos.

O envolvimento da comunidade é, assim, um dos grandes pilares deste projeto, estando para isso em permanente contacto com a Associação Vizinhos em Lisboa, que agrega os moradores dos vários bairros lisboetas.

Artigo editado por Filipa Silva