Chama-se “Oficina do Idoso” e é um projeto que junta a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de São João da Madeira. Trata-se de um serviço ao domicílio que foi criado com o objetivo de dar uma resposta rápida aos munícipes que precisem de pequenas intervenções domésticas. O programa é gratuito e arrancou no dia 1 de março, destinando-se exclusivamente a pessoas idosas ou detentoras de incapacidades iguais ou superiores a 60%.

Além disso, os idosos em condições de isolamento ou vulnerabilidade social ou em situações em que não tenham capacidade suficiente para executarem as reparações e não possuam condições económicas para pagar a execução do serviço, estão aptos para usufruírem do projeto.

Cada agregado familiar pode recorrer até quatro vezes por ano civil ao serviço, que não pode exceder o valor anual de 300 euros, em custos de mão de obra. A aquisição dos materiais necessários para as reparações a efetuar, ou dos bens a substituir, é da responsabilidade do beneficiário.

Entre as intervenções domésticas destacam-se serviços de carpintaria, serralharia, eletricidade, canalização ou outras pequenas intervenções.

O município vai atribuir ainda um subsídio de 4.000 euros anuais à junta de freguesia, que será responsável pela implementação do programa.

Para usufruir da iniciativa, é necessário apresentar a fotocópia do Cartão Sénior Municipal B, Cartão de Cidadão, documento comprovativo do grau de incapacidade igual ou superior a 60%, no caso de deficiência, atestado médico de incapacidade multiusos, no caso de invalidez temporária ou permanente e o requerimento da Junta de Freguesia para esse efeito.

As pessoas enquadradas no perfil podem solicitar o serviço através do telefone – 256 200 540 ou 256 824 305 – ou através dos e-mails [email protected] ou [email protected]. Os interessados podem obter mais informações na página da Câmara Municipal de S. João da Madeira.

Artigo editado por Filipa Silva