Foi divulgado, esta quarta-feira, os nomeados para o prémio de Fotografia do Ano na 64ª. edição do concurso da World Press Photo.

Entre os seis finalistas na categoria de notícias locais, está o português Nuno André Ferreira, da agência Lusa. Nuno concorre com a fotografia “Fogo na Floresta”, resultado do trabalho sobre os incêndios numa aldeia do concelho de Oliveira de Frades, em setembro de 2020.

Em entrevista ao JPN, quando questionado sobre o porquê da sua fotografia ter-se destacado, Nuno considera que “é provável que tenha chamado atenção por termos ali dois planos diferentes, a aflição que as chamas trazem as pessoas de um lado e depois temos dentro do carro a tranquilidade de uma criança que não tem noção do perigo, do risco”.

O cenário de incêndio presente na fotografia de Nuno retrata bem os desafios que um fotojornalista pode vir a enfrentar para realizar o seu trabalho. Apesar disso, o profissional menciona que “fora de um ambiente desses [incêndios], arriscar a vida para tirar uma fotografia pode não fazer muito sentido”.

Considerado um dos prémios mais prestigiados do campo do fotojornalismo, o World Press Photo foi criado em 1955 em Amesterdão. No histórico de vitórias, alguns portugueses já foram premiados. Eduardo Gageiro, Miguel Barreira, João Silva, Daniel Rodrigues e Mário Cruz são os nomes que deixaram a sua marca no World Press Photo.

Para Nuno André Ferreira, o fato de ser nomeado para o prémio já é suficient: “Enche o coração, já me deixa bastante feliz, como é um concurso tão prestigiado, normalmente é um objetivo que nós fotojornalistas temos, é um sonho, mas acaba por as vezes não ser muito possível, é difícil chegar lá, chegando lá para mim já é tudo” declara.

Os vencedores de 2021 serão anunciados no dia 15 de abril, após a exposição anual com as imagens premiadas. Os dois principais prémios do concurso têm o valor de 5 mil euros cada. Para esta edição do World Press Photo foram escolhidos pelo júri 45 fotojornalistas de 28 países.

Artigo editado por João Malheiro