A queda de uma placa do primeiro piso de um prédio em obras, na Rua Monte Alegre, no Porto, provocou, esta segunda-feira, dois feridos, um grave – com algumas escoriações e ferimentos no braço e que teve de ser imobilizado – e um ligeiro. Os dois trabalhadores são do sexo masculino, um tem 60 e o outro 62 anos, e foram transportados para o Hospital de São João. O terceiro trabalhador que estava no local não sofreu quaisquer ferimentos.

A derrocada deu-se no primeiro piso, onde os trabalhadores se encontravam, e foi provocada por uma das vigas metálicas que, já degradada, cedeu. A queda da placa levou, posteriormente, à queda dos trabalhadores, e os ferimentos foram provocados pelo embate de algumas pedras.

O alerta foi dado às 14h10 para o Centro de Gestão Integrada do Porto. No local, estiveram quatro viaturas e 20 elementos dos Bombeiros Sapadores, Polícia Municipal e Proteção Civil Municipal. Por se suspeitar, numa fase inicial, da existência de trabalhadores soterrados – o que não se veio a verificar – também a Unidade Cinotécnica da Câmara Municipal do Porto esteve presente, para “apoiar no resgate das vítimas”, referiu Carlos Marques, Comandante do Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto.

Os trabalhos desenvolvidos pelas autoridades passaram por escorar “o que restava da laje”, para ser possível “prestar os primeiros socorros e retirar as vítimas”.

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e a Proteção Civil vão avaliar o caso.

Artigo editado por Filipa Silva