Rui Jorge, selecionador nacional de sub-21, anunciou, esta segunda-feira, os 23 convocados para a fase de grupos do Campeonato de Europa de Futebol, a realizar-se na Hungria e Eslovénia, entre 24 e 31 de março. O regresso de Trincão (Barcelona) e as estreias de Tiago Tomás (Sporting CP) e Francisco Conceição (FC Porto) são as principais novidades de uma lista que não inclui Nuno Mendes, que vai ser chamado à Seleção A por Fernando Santos.

Sem a disponibilidade do jovem do Sporting CP, o técnico português optou por não convocar qualquer lateral-esquerdo de raiz. Em compensação, foram chamados Diogo Dalot (AC Milan), Thierry Correia (Valência), Pedro Pereira (Crotone) e Tomás Tavares (Farense), todos laterais-direitos. Entre eles, Dalot e Tomás Tavares já foram utilizados na faixa esquerda, tanto nos clubes como na seleção.

Também de regresso aos sub-21 vai estar Filipe Soares, médio do Moreirense que se tem evidenciado esta temporada. Em sentido inverso, Domingos Quina (Granada), Miguel Luís (Vitória SC), Gonçalo Ramos (SL Benfica) e Rúben Vinagre (FC Famalicão) não fazem parte das escolhas de Rui Jorge. Tal como Nuno Mendes, Pedro Neto (Wolverhampton) deve fazer parte da convocatória de Fernando Santos, que vai ser anunciada amanhã.

Estes são os convocados de Rui Jorge para a fase de grupos:

Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), João Virgínia (Everton) e Luís Maximiano (Sporting)

Defesas: Diogo Leite (FC Porto), Diogo Queirós (Famalicão), Diogo Dalot (AC Milan), Pedro Pereira (Crotone), Thierry Correia (Valência), Tiago Djaló (Lille) e Tomás Tavares (Farense)

Médios: Daniel Bragança (Sporting), Fábio Vieira (FC Porto), Filipe Soares (Moreirense), Florentino Luís (Mónaco), Gedson Fernandes (Galatasaray), Pedro Gonçalves (Sporting) e Vítor Ferreira (Wolverhampton)

Avançados: Dany Mota (Monza), Francisco Trincão (FC Barcelona), Francisco Conceição (FC Porto), Jota (Valladolid), Rafael Leão (AC Milan) e Tiago Tomás (Sporting).

Ainda que tenha evitado falar em candidaturas ao título ou favoritismos, Rui Jorge afirmou, durante a conferência de imprensa, que Portugal será candidato se apresentar o seu melhor futebol. “É essa a nossa forma de pensar. Não pensar no resultado, pensar no processo e no caminho que temos de fazer para o resultado. Se fizermos as coisas bem, pela qualidade dos nossos jogadores, acredito que conseguiremos passar aos quartos de final”, referiu.

Relativamente a outras fases finais em que participou, o selecionador nacional considera que o principal condicionalismo “é o tempo de preparação” e que “é muito mais complicado trazer alguém pela primeira vez neste contexto, com pouco tempo para trabalhar”.

O Euro 2021 de sub-21 vai ser disputado num formato inédito, com a fase de grupos a jogar-se no final deste mês e as rondas a eliminar a decorrerem entre 31 de maio e 6 de junho. Colocada no grupo D, a Seleção Nacional vai enfrentar a Croácia, Inglaterra e Suíça por um dos dois lugares de qualificação para os quartos de final.

Portugal estreia-se na prova a 25 de março, com a seleção croata, num encontro marcado para as 20 horas.

Artigo editado por João Malheiro