O município de Gaia aderiu ao serviço CTT-Comércio Local para permitir aos pequenos comerciantes e produtores do município, que habitualmente efetuam o negócio de forma física, a continuação do negócio, mas de forma digital. A ferramenta Gaia e-Local, disponibilizada aos produtores e comerciantes locais pela Inovagaia, dá-lhes a possibilidade de apresentarem os seus produtos numa plataforma online.

Os clientes podem efetuar as compras de forma segura a partir de casa e pagar através de MB Way, cartão de crédito ou cartão de débito. A entrega das encomendas é feita pelos CTT e durante o período de confinamento as taxas de entrega são gratuitas. Esta ferramenta permite não só aos gaienses comprarem produtos locais, mas também que habitantes de outras regiões de Portugal Continental possam comprar os produtos de Gaia.

Na prática, esta ferramenta é um serviço disponibilizado pela empresa CTT aos municípios aderentes. As autarquias agregam os comerciantes interessados para que estes tenham uma plataforma de venda e, assim, seja gerado negócio de comércio eletrónico.

O serviço é um “fator primordial para a sobrevida da nossa própria economia”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, na sessão de lançamento do projeto, esta quinta-feira. “É um esforço financeiro que o município faz, mas que acreditamos que tenha uma devolução para a comunidade muito mais significativa”, comentou.

Esta iniciativa que, nas palavras do autarca, é uma “conexão entre o comércio local e os clientes” já “poderia ter ocorrido, mas, inevitavelmente, o contexto pandémico acabou por agilizar”. Isto porque “muitas das tendências que estavam em curso saíram reforçadas neste momento, como é o caso do comércio eletrónico”, explicou Eduardo Vitor Rodrigues.

A app dinamizada pela Inovagaia surge também como uma forma de “impedir a estagnação da economia local” e permite “o acesso aos gaienses dos produtos de Vila Nova de Gaia de uma forma cómoda”, referiu o presidente da Inovagaia, António Miguel Castro.

Para o diretor de produtos dos CTT, Mário Sousa, esta iniciativa pretende “ajudar um conjunto de comerciantes a fazer a transição para o online” e fazer face às dificuldades sentidas pela pandemia.

João Sousa, administrador dos CTT, afirmou que este projeto resultou de “um forte investimento dos CTT para ajudar as pequenas e médias empresas e os comerciantes”. “Este market place não quer substituir os comerciantes locais”, mas pretende “criar alternativas” e preparar o comércio local “para o futuro do e-commerce que cresce dois dígitos ao ano”, acrescentou.

Este projeto já está disponível em 16 municípios e João Sousa referiu que “havia muita ambição” de integrar o município de Gaia devido à sua “dimensão, particularidade e dinâmica”. O administrador referiu ainda que este serviço “faz parte da estratégia digital dos CTT, que querem ter um papel importante na digitalização da economia e responder aos desígnios do futuro”, concluiu.

Para os comerciantes interessados em aderir à aplicação, a Câmara de Gaia disponibiliza um telefone (227 334 140) e um e-mail ([email protected]).

Artigo editado por Filipa Silva