Os Campeonatos da Europa de Atletismo em Pista Coberta para atletas com deficiência intelectual decorreram este fim de semana em Nantes, França. A prestação foi bastante positiva, com a comitiva portuguesa a arrecadar dezassete medalhas, sete das quais de ouro.
Em maior destaque ficaram as participações individuais de Cristiano Pereira, campeão europeu nos 3000 metros e medalha de bronze nos 1500, Ana Filipe, medalha de ouro nos 60 metros barreiras, triplo salto e salto em altura e medalha de prata em salto em comprimento e Lenine Cunha, o atleta mais medalhado de sempre do desporto adaptado com três medalhas de ouro em triplo salto, salto em comprimento e salto em altura e duas de prata, no pentatlo e 60 metros barreiras.
Além das provas individuais, a equipa de estafetas 4×400 metros conquistou a medalha de bronze. Aos já galardoados Lenine Cunha e Cristiano Pereira juntaram-se Domingos Magalhães e Carlos Freitas.
O Governo português não quis deixar passar a ocasião sem felicitar o contingente nacional que arrecadou dezassete medalhas em França. O primeiro-minsistro António Costa tweetou: “É com grande entusiasmo que felicito os nossos atletas e equipas técnicas pelos êxitos alcançados nos Europeus de Atletismo para Atletas com Deficiência Intelectual. Uma participação que nos orgulha e uma inspiração que recorda a importância do desporto como motor de inclusão“.
É com entusiasmo que felicito os nossos atletas e equipas técnicas pelos êxitos alcançados nos Europeus de Atletismo para Atletas com Deficiência Intelectual. Uma participação que nos orgulha e uma inspiração que recorda a importância do desporto como motor de inclusão.
— António Costa (@antoniocostapm) March 14, 2021
A seleção portuguesa alcançou sete ouros, seis pratas e quatro bronzes, igualando o número de medalhas que conquistou na primeira edição desta competição, em 2000, e ficando apenas atrás da França no medalheiro.
Artigo editado por João Malheiro