Fernando Santos anunciou, esta terça-feira, os 25 convocados para os jogos de qualificação para o Mundial do Catar em 2022. As estreias são João Palhinha e Nuno Mendes, ambos jogadores em destaque no Sporting CP. Cédric Soares (Arsenal FC), Rafa (SL Benfica), André Silva (Eintracht Frankfurt) e Pepe (FC Porto) regressam também às escolhas do selecionador nacional.

A baixa forma de Nelson Semedo, que era o lateral-direito suplente de João Cancelo na anterior convocatória, conjugado com o facto de Ricardo Pereira ainda estar a recuperar ritmo depois de uma longa lesão, fez com que Fernando Santos convocasse Cédric, peça fundamental no Euro 2016, pela primeira vez desde 2018.

A lesão de Paulinho também o empurrou para fora das opções, com André Silva a merecer, aos olhos do engenheiro, a chamada. O antigo avançado do FC Porto e AC Milan está a fazer a sua melhor época da carreira, com 20 golos em 25 partidas. O experiente Pepe volta também à convocatória depois de ter estado lesionado durante a paragem para seleções de novembro passado. Rúben Semedo, central do Olympiakos, fica de fora para o regresso do jogador centenário na Seleção Nacional.

Já João Palhinha e Nuno Mendes, ambos peças-chave no Sporting CP líder da Primeira Liga, têm agora a possibilidade de fazer a estreia com a camisola das quinas. O médio-defensivo rende William Carvalho, que tem apenas dez jogos a titular na presente edição da Liga Espanhola ao serviço do Real Bétis, e o jovem lateral-esquerdo relegou Mário Rui do Nápoles para fora dos 25.

São estes os convocados de Fernando Santos para os jogos de qualificação para o Mundial:

Guarda-redes: Anthony Lopes (Olympique Lyon), Rui Patrício (Wolverhampton Wanderers) e Rui Silva (Granada)

Defesas: Cédric Soares (Arsenal FC), João Cancelo (Manchester City FC), Domingos Duarte (Granada), José Fonte (LOSC Lille), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Manchester City FC), Nuno Mendes (Sporting CP) e Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund)

Médios: Danilo Pereira (Paris Saint-Germain), João Palhinha (Sporting CP), Rúben Neves (Wolverhampton Wanderers), Bruno Fernandes (Manchester United FC), João Moutinho (Wolverhampton Wanderers), Renato Sanches (LOSC Lille) e Sérgio Oliveira (FC Porto)

Avançados: André Silva (Eintracht Frankfurt), Cristiano Ronaldo (Juventus FC), Diogo Jota (Liverpool FC), João Félix (Atlético Madrid), Pedro Neto (Wolverhampton Wanderers) e Rafa Silva (SL Benfica).

Em relação aos estreantes, Fernando Santos destacou a importância de “avaliar de mais perto” João Palhinha, até porque “não tem um percurso de seleção muito extenso” (apenas participou num Europeu sub-19). Quanto a Nuno Mendes, o selecionador não se estendeu muito, referindo ainda assim que é um “jogador com características muito importantes”, e que não só ataca bem como mostra “boa capacidade defensiva”.

Sobre os dois jogadores do Sporting CP em específico e sobre o resto da equipa em geral, o engenheiro falou da necessidade de adaptação entre sistemas táticos. Nuno Mendes joga como ala com três centrais atrás, e Palhinha com apenas um médio ao lado, mas Fernando Santos acredita que os jogadores têm a capacidade para “mudar o chip entre o que o treinador do clube e a equipa técnica da Seleção pedem”.

Sobre o apuramento para o Campeonato do Mundo, o treinador ressalvou a importância da equipa estar muito concentrada, por ser a “primeira vez que enfrentam três jogos oficiais” e com “apenas 72 horas ou menos de intervalo”. São três jogos “extremamente fundamentais para a qualificação” e garante que o Campeonato da Europa que se disputa no verão não entra, para já, nos seus pensamentos.

A Seleção Nacional entra em ação na quarta-feira (24 de março) frente ao Azerbeijão às 19h45, seguindo-se o embate com a Sérvia no sábado (27 de março) à mesma hora. Por último, e também às 19h45, enfrenta o Luxemburgo na terça-feira (30 de março). Os jogos têm lugar na Juventus Stadium em Turim, no Stadion Rajko Mitic em Belgrado e no Stade Josy Barthel no Luxemburgo, respetivamente.

Artigo editado por João Malheiro