Os espectadores que quiserem assistir aos Grande Prémios (GP) de MotoGP e de Fórmula 1, marcados para 18 de abril e 2 de maio, respetivamente, podem ser obrigados a realizar testes à Covid-19. O custo dos bilhetes já vai incluir esse teste, com a organização a assegurar uma rede nacional de laboratórios onde o mesmo pode ser feito.

Segundo as informações avançadas pelo “Público”, esta é uma das várias propostas entregues pela organização dos eventos à Direção-Geral de Saúde (DGS), com vista à presença de público nas bancadas. Os bilhetes vão ser digitais e incluirão os dados dos espectadores em questão, bem como a confirmação do resultado do teste.

Para ajudar ao processo, o Algarve vai contar com dois centros de testagem que, no caso da prova de motociclismo, vão estar a funcionar entre 15 e 17 de abril.

Em relação à lotação permitida no recinto, a prova de MotoGP, que na temporada passada foi realizada sem adeptos nas bancadas para celebrar a vitória de Miguel Oliveira, deve ficar-se pelos 10%, o que equivale a cerca de 10 mil espectadores.

Se não existirem problemas no processo de testagem e com a presença de público no GP de motociclismo, há a expectativa que, duas semanas depois, a lotação suba para entre os 25% e os 28% na competição de Fórmula 1, isto é, uma assistência a rondar os 25 mil espectadores.

A organização quer lugares de corte ao longo de cada uma das bancadas e assegurar que as pessoas estão separadas por mais de dois metros. No máximo, apenas duas pessoas vão poder estar juntas, um número inferior aos grupos de cinco pessoas permitidos no GP da época passada. Os lugares não utilizáveis vão ter uma cor fluorescente para facilitar a identificação de situações de incumprimento.

Os bilhetes para as duas competições só vão começar a ser vendidos após o aval da DGS, que pode também vir a sugerir e indicar outras medidas de prevenção para a realização em segurança dos eventos.

Com estas medidas, a organização pretende evitar a má imagem deixada na edição transata no que diz respeito ao cumprimento das regras sanitárias, em particular do distanciamento social e distribuição dos espectadores pelos lugares das bancadas, no Grande Prémio de Fórmula 1. Essa situação obrigou inclusive a alterações das regras de sábado para domingo, com reforço da segurança e fiscalização, para além de nova distribuição do público pelo recinto.

Artigo editado por João Malheiro