O Benfica venceu o Sporting na final da segunda edição da Taça da Liga de futebol feminino. A partida decorreu esta quarta-feira no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

Foi um  jogo com muita disputa de bola e de terreno, desde o início da partida. Foi o Benfica a abrir o marcador. Cloé Lacasse, aos 4’, empurrou a bola para a baliza em recarga ao remate de Kika Narareth. Pouco valeu o esforço da guarda-redes “verde e branca” Inês Pereira. Estava aberto o marcador.

Ainda sem conseguir reagir bem ao golpe madrugador, o Sporting voltava a sofrer outro golo. Ana Borges derrubou na grande área Kika Nazareth após um pontapé de canto. A árbitra Sandra Bastos não hesitou e marcou grande penalidade. Nycole tratou de aumentar a vantagem, rematando para o lado contrário de Inês Pereira.

Só deu Benfica até aos 34’, altura em que as encarnadas se reduziram a 10 unidades. Beatriz Cameirão, que já tinha sido admoestada com um cartão amarelo aos 23’, viu o segundo cartão amarelo e o consequente vermelho por nova falta sobre Ana Borges. Era notória a desilusão na cara da atleta no momento de abandonar o relvado.

Era a deixa do Sporting e, naturalmente, o controlo do jogo foi mudando de mãos. O clube de Alvalade reteve mais bolas, subiu as suas linhas defensivas e procurou mais o golo, face a um Benfica forçosamente mais fechado no seu meio-campo e a procurar segurar a vantagem. O resultado não se alterou até ao intervalo, mas não sem um grande susto para a defesa benfiquista. Ana Capeta fintou e cruzou da esquerda e Tatiana Pinto, de primeira, rematou sem a melhor direção. Foi uma das melhores jogadas do encontro.

Na segunda parte, o Sporting entrou a todo o vapor. O relógio não parava e a janela do empate ia fechando.

Apenas seis minutos passavam do descanso, quando Bruna Costa cabeceou ao segundo poste após cruzamento de Ana Borges. Ana Capeta cruzou após canto curto batido de forma rápida por Ana Borges e Bruna Costa desvia de cabeça ao segundo poste, após a bola ter passado por uma série de ressaltos na área. 2-1 e o Sporting relançava a partida.

Até ao final da partida, o resultado manteve-se inalterado, apesar das investidas do Sporting. Aos 57’, Ana Capeta ganha na velocidade pela direita a Lúcia Alves e Tatiana Pinto, na área, remata a rasar o poste.

Aos 82’, Andreia Jacinto falha um ‘golo certo’, rematando por cima depois de uma jogada individual de Ana Borges. Aos 90’, Carolina Mendes encontra mesmo a trave da baliza do Benfica. Na melhor oportunidade da partida, o Sporting continuava sem desfazer a desvantagem.

Sandra Bastos declarou oito minutos de compensação. A guarda-redes do Benfica foi assistida dentro de campo e a avançada Lúcia Alves saiu lesionada, pelo que ambos os acontecimentos motivaram a extensão do jogo.

No final do encontro, as treinadoras fizeram o rescaldo da partida. Filipa Patão, treinadora do Benfica, destacou o orgulho que sentiu pelo esforço das suas jogadoras: “É mesmo muito merecido para este grupo de jogadoras, muito merecido para todo o staff, para quem tem apostado no futebol feminino do Benfica e para os adeptos, que nos deram uma força enorme”.

Já Susana Cova enalteceu a época que o Sporting está a fazer: “Temos crescido muito na inteligência emocional e na forma como nos preparamos. Precisávamos desta final para, quando tivermos outra pela frente, sabermos agir e reagir“.

O Benfica segue como único campeão da Taça da Liga feminina, na segunda final de sempre. As encarnadas derrotaram o Sporting por 2-1.

Artigo editado por João Malheiro