Cinquenta mil árvores autóctones criadas nos viveiros do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas vão estar disponíveis para serem distribuídas por todo o país, nos postos de atendimento da instituição, entre os dias 19 e 26 deste mês (exceto ao fim de semana). Segundo a página do ICNF, o objetivo desta iniciativa é “realçar a importância da ação para a recuperação das florestas”.

Os cidadãos maiores de 18 anos podem recolher até dez exemplares de sete espécies à escolha: medronheiros, sobreiros, azinheiras, pinheiros mansos, alfarrobeiras, romãzeiras e carvalhos cerquinhos. Os representantes de entidades privadas sem fins lucrativos podem levar um máximo de 50 árvores, e os proprietários rurais que pretendam plantar em pequenos terrenos – de área não superior a cinco mil metros quadrados – têm direito a 100 ou menos.

Os interessados podem inscrever-se através do telefone do posto de atendimento selecionado ou por e-mail, indicando o nome, local de recolha, data e período do dia – manhã (das 9h00 às 13h00) ou tarde (das 13h00 às 17h00) – em que vão proceder à mesma.

Quem levantar uma árvore deve comprometer-se a enviar para o mesmo endereço de e-mail uma fotografia da mesma, com data e local assinalados, até 48 horas após a plantação ter sido realizada.

Além disso, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas convida os cidadãos a partilhar fotografias e vídeos das árvores plantadas nas redes sociais, usando a hashtag #ICNFsomosTODOSnos.

Artigo editado por Filipa Silva