É na próxima segunda-feira que a Câmara Municipal do Porto discute a renovação do contrato de apoio, no valor total de 600 mil euros, ao festival Primavera Sound, para as edições de 2022, 2023 e 2024.

A proposta, a que a Lusa teve acesso, do Executivo liderado por Rui Moreira salienta a “notoriedade e atratividade demonstrada pela crescente procura de público nacional e internacional“, como justificação para a verba.

O apoio será feito através da empresa Ágora – Cultura e Desporto do Porto e pretende atribuir 200 mil euros a cada uma das próximas três edições do festival. Do valor para cada ano, 10% (20 mil euros) serão atribuídos a título de garantia da realização do festival no Porto e início da preparação da edição. O remanescente (180 mil euros) é disponibilizado “mediante a apresentação da documentação comprovativa da despesa realizada”.

Em declarações reproduzidas pela Lusa, Catarina Araújo, responsável pelo Pelouro da Juventude e do Desporto, considera que o festival é “parte da estratégia de afirmação internacional” da cidade do Porto. “É de todo o interesse garantir que o mesmo acontecerá nos próximos anos”, afirma.

Um estudo realizado pelo Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG), em 2018, “concluiu que o festival gerou um impacto económico para a cidade do Porto próximo dos 20 milhões de euros“, pode ler-se na proposta a que a Lusa teve acesso.

Ao JPN o diretor do Primavera Sound, José Barreiro, adiantou que este apoio não é extraordinário, apenas que o contrato entre a empresa Picnic Produções e o município “chegou ao fim e vai ser renovado”. Salientou, assim, que o apoio é “uma coisa perfeitamente normal e transparente, que vai ser discutida em reunião de câmara”.

Depois de aprovado pelo Executivo camarário, o contrato de apoio será posteriormente submetido à Assembleia Municipal do Porto.

O festival portuense tem um orçamento médio de cinco milhões de euros anuais – “nas últimas três edições oscilou entre os 4,5 milhões e os 5,5 milhões” -, acrescentou o diretor.

No passado dia 2 de março, a organização do festival tomou a decisão de cancelar a edição deste ano . “É com muita tristeza que comunicamos que, por motivos de força maior, a nona edição do festival Primavera Sound terá lugar entre 9 e 12 de junho de 2022“, avançou a organização nas redes sociais.

BECK FKA Twigs, Tame Impala, Pabllo Vittar e Gorillaz são alguns dos artistas que iam marcar presença no parque da cidade.

Todos os bilhetes adquiridos em 2020 e 2021 são válidos para o próximo ano. No entanto, para quem tenha adquirido o bilhete pode pedir o reembolso a partir do dia 1 de janeiro de 2022.

Artigo editado por João Malheiro