O regresso da conferência TEDxPorto foi adiado para 2 de abril de 2022, mas este sábado (20) há um aperitivo para o evento principal: o TEDxPortoSalon|Please Disturb, no qual se vão discutir “projetos e ideais inquietantes”, segundo a organização.

O evento arranca às 9h45 e decorre totalmente online. A transmissão da sessão Zoom é gratuita, nas redes sociais do TEDxPorto. Contudo, quem comprou bilhete para o evento presencial, adiado para 2022, pode intervir e interagir diretamente com os oradores do evento, durante a tarde, em salas breakout.

A organização apresenta este conjunto de palestras, em versão online, realçando que “novos tempos pedem novos formatos, mas sempre com o mesmo espírito inquietante que carateriza os eventos do TEDxPorto”, lê-se em comunicado enviado às redações. Os eventos Salon são pequenos eventos com temáticas específicas pré-definidas, nos quais a comunidade é envolvida mediante a participação direta em debates. Este momento estruturado pela organização conta com uma ou mais TED Talks como pontos de partida para a discussão informal.

Este sábado (20), vão estar em destaque as alterações climáticas, a vacinação contra a Covid-19 e a problemática das fake news. Paulo Magalhães, diretor-geral da Casa Comum da Humanidade, da Universidade do Porto, começa por apresentar ideias para minimizar os cenários mais graves e até de recuperação das alterações climáticas e, de seguida, o grupo Youth 4 Climate Justice, explica a sua motivação para levar ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos uma ação legal contra 33 nações ocidentais.

Durante a manhã, Paula Alves, CEO do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, irá explicar como funcionam as vacinas contra a Covid-19 e as razões para o seu processo de aprovação ter sido rápido, enquanto o jornalista Paulo Pena alerta para o perigo da informação falsa e a forma de combater esta realidade. Por sua vez, Francisco Miranda Rodrigues, especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações e Bastonário da Ordem dos Psicólogos, dedica a sua apresentação às teorias da conspiração.

O evento conta, ainda, com um momento dedicado a performances. Inez Airez, engenheira ambiental e professora de yoga, que venceu o TEDxPorto Award, em 2018, vai promover um momento de meditação junto de todos os participantes. A poesia e a magia constam no programa, respetivamente, através de atuações por Elisabete Pinto, atual presidente da direção do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, e Miguel Fontelo, que usa a magia para criar histórias.

TEDxPorto só em 2022

A conferência principal do TEDxPorto foi adiada para 2 de abril de 2022, anunciou esta quinta-feira a organização. O programa, os oradores e o local inicialmente escolhido, o Centro de Congressos da Alfândega do Porto, mantêm-se inalterados. A organização optou por preservar, também, o tema: “Inconvencional”. Os bilhetes já adquiridos em 2020, permanecem também válidos.

De recordar que esta é a terceira tentativa para realizar a conferência TedxPorto2020. O evento já tinha sido adiado em março de 2020 para setembro do mesmo ano, porém, devido à pandemia de Covid-19, acabou por ser cancelado, de novo. Este modelo de conferências (TEDx), criadas pela empresa TED (Technology, Entertainment, Design), em 2009, no seguimento das TED Talks, permite, a comunidades locais, organizarem, de forma independente, eventos com o mesmo modelo de apresentação de palestras.

Artigo editado por Filipa Silva