O Governo anunciou esta segunda-feira, no Diário da República (DR), a abertura do concurso ProMuseus 2021, no valor de um milhão de euros, no âmbito do Programa Garantir Cultura, em resposta ao impacto da crise pandémica no setor cultural.

O Programa de Apoio a Museus apresenta como objetivo financiar projetos apresentados por museus que fazem parte da Rede Portuguesa de Museus, como forma de apoiar o funcionamento e captação de público, num contexto marcado pelas problemáticas causadas pela Covid-19.

O montante global de apoio financeiro atribuído pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) é de um milhão de euros e procura atender, preferencialmente, as áreas de parcerias, transformação digital, estudo, investigação e exposições, divulgação, mediação e educação.

Segundo a regulamentação do concurso, o montante máximo atribuído por candidatura não ultrapassa 60% do valor de 50 mil euros considerado na candidatura apresentada. A exceção existe para a área das parcerias, cujo valor máximo corresponde a 70 mil euros.

Entre as condições para a realização de candidaturas, este ano, está o limite de uma candidatura por cada área de apoio por museu.

As candidaturas relativas a 2021 devem ser formalizadas através do preenchimento completo do formulário disponível em suporte eletrónico disponível no site, em conjunto com a documentação obrigatória e a declaração de compromisso solicitada.

O prazo de entrega das candidaturas ao programa ProMuseus é de 60 dias, contabilizados a partir do dia seguinte à publicação do aviso.

Artigo editado por João Malheiro