“Muitos portugueses consomem água engarrafada porque já estão habituados ao sabor e não consomem água da torneira porque não gostam do sabor, porque é mais prático ou porque acham que a água da torneira não tem qualidade suficiente para ser bebida diariamente. E isto são mitos, porque a água da torneira em Portugal é de excelente qualidade”, afirma Sara Correia da associação ZERO ao JPN.

Por esta razão, a associação ambientalista lança esta segunda-feira, Dia Mundial da Água, a campanha online “Água da Torneira. A bebida preferida” que tem como objetivo “desafiar os portugueses a consumir mais água da torneira e reduzir o consumo da água engarrafada”, explica Sara Correia.

Através do site, “portugueses e entidades públicas podem aderir a esta campanha, demonstrando responsabilidade nos seus próprios comportamentos e incentivando os seus círculos de familiares, amigos, clientes e fornecedores a adotarem uma prática mais responsável do ponto de vista ambiental e da sustentabilidade,” pode ler-se no comunicado enviado às redações este domingo.

Com isto, pretende-se “mudar hábitos e mentalidades”, acrescenta Sara Correia que menciona os dados da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos que mostram que o indicador de água segura em Portugal continental situou-se em 98, 66% em 2019. Portanto, “não há que ter receio de beber água da torneira,” afirma.

O comunicado refere ainda que a partir de 1 de julho, os hotéis e restaurantes vão ser a obrigados a disponibilizar água da torneira, ao abrigo do Decreto-Lei n.o 102-D/2020.

Sara Correia admite que esta decisão “já vem tarde”, mas reconhece que é “bom que essa decisão tenha sido tomada e que esteja agora na legislação”. “Pretende-se que quando as pessoas vão a um café ou restaurante, possam ter a opção de escolher também a água da torneira de forma gratuita ou a um custo reduzido, é isso que se pretende e que não seja fomentado unicamente o consumo de água engarrafada”, conclui.

Impacto ambiental do consumo de água engarrafada

Para além de incentivar os portugueses a consumir água da torneira, esta campanha de sensibilização tem também como objetivo alertar para o impacto ambiental do consumo de água engarrafada.

“Consumir água engarrafada tem diversos impactos ao nível ambiental, seja na produção de resíduos, seja no dióxido de carbono que é produzido ao produzir as garrafas de água, o consumo de água que é necessário para produzir cada garrafa de água que nós bebemos”, explica Sara Correia.

De acordo com o site da campanha, “a indústria das águas minerais e de nascente coloca anualmente no mercado nacional mais de mil milhões de embalagens de água engarrafada, das quais 85%, aproximadamente 911 milhões, correspondem a embalagens de plástico, o que, levando em consideração o peso médio de uma garrafa de plástico (19,32 gramas), equivale a cerca de 17.600 toneladas de resíduos de plástico provenientes unicamente do consumo de água engarrafada”.

No site, é possível ainda encontrar dados sobre a água da torneira, a sua produção e qualidade que desconstroem mitos que têm colocado em causa a segurança do seu consumo.

Esta campanha surge de uma parceria entre a ZERO e a Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL) para a promoção do consumo de água da torneira no concelho de Lisboa, mas tem âmbito de influência em todo o país.

Artigo editado por Filipa Silva