Há cerca de um ano e meio que as obras no Mercado do Bolhão impediam a circulação nas ruas Formosa e Alexandre Braga. Na quinta-feira, a Câmara Municipal do Porto anunciou a reabertura ao trânsito das ruas e esta segunda-feira (22) reabriu a paragem de autocarro “Santa Catarina”, que devolveu o movimento à Rua Formosa.

Situada entre a Rua Sá da Bandeira e a Rua de Santa Catarina, a artéria está recheada de negócios tradicionais que foram afetados pela inacessibilidade do local. Inês Silva, lojista na mercearia “Comer e chorar por mais”, revela que a mudança já é notória desde que os autocarros começaram a passar. “Já há mais movimento na cidade, principalmente por causa dos autocarros”, explica. De acordo com a comerciante, a reabertura da paragem ao cimo da rua potencia a entrada de clientes que “fazem este percurso obrigatoriamente para apanhar o autocarro e ao passar, entram”.

Na paragem de Santa Catarina, António Pereira, reformado, conta que “antigamente, antes das obras” apanhava ali o autocarro, “há muito tempo”. Explica que vem sempre da rua do Bolhão e viaja até Valongo. “Vou todos os dias. O motivo é nenhum, é passear, estou quase a morrer”, diz, entre risos. Afirma que, apesar de poder apanhar o autocarro numa paragem diferente, está satisfeito com a reabertura da rua.

No outro extremo da Formosa, quase em frente à rua Alexandre Braga, Carlos Rodrigues, da Tabacaria Nicoleto, mostra-se descontente com as dificuldades que enfrenta. “O movimento é na rua, na loja não”, revela. Para o filho do proprietário da tabacaria, apesar da grande quantidade de transportes que cruzam a rua diariamente, “só depois do resto das lojas abrirem” é que haverá mais afluência de pessoas. 

Ilustração: STCP

Na informação divulgada, a Câmara Municipal sublinhou que “enquadradas na estratégia de mobilidade municipal, estas duas artérias ficam, doravante, reservadas ao transporte público, cargas e descargas, acesso a garagens e à circulação de motociclos, com o objetivo de contribuírem para a redução dos tempos de viagem nas saídas do centro do Porto, adotando os princípios subjacentes a um Corredor de Autocarros de Alta Qualidade (CAAQ)”.

A autarquia acrescentou ainda que o acesso por automóvel desde a Rua de Sá da Bandeira até ao Campo 24 de Agosto continuará a ser feito via Rua de Fernandes Tomás.

Artigo editado por Filipa Silva