Vladimiro Feliz, vice-presidente da Câmara do Porto durante o último mandato de Rui Rio [2009-2013], é o escolhido pelos sociais-democratas para tentar recuperar a autarquia, liderada, desde 2013, pelo independente Rui Moreira. O candidato do PSD nasceu no Porto há 47 anos, é licenciado em Engenharia Mecânica e já desempenhou vários cargos na autarquia portuense, nomeadamente o de vereador do Turismo, Educação, Juventude e Inovação, e do Ambiente e Serviços Urbanos.

Atualmente, é o responsável pela Área de Smart Cities no Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), localizado em Matosinhos.

Rui Rio, na apresentação da lista de candidatos, que decorreu na tarde de terça-feira (23), enumerou as virtudes do “seu” candidato: “é um homem confiável, um homem que conhece bem a cidade do Porto, que conhece bem a Câmara Municipal do Porto e um homem leal”. Rio afirmou mesmo que era o seu candidado “desde 2013, se o pudesse determinar, na altura”. O líder do PSD confirmou ainda que o eurodeputado, Paulo Rangel, foi convidado para assumir a candidatura ao Porto, mas recusou.

António Oliveira confirmado em Gaia 

Em Vila Nova de Gaia, avança António Oliveira, natural de Penafiel, conhecido pela carreira no mundo do futebol ao serviço de clubes como o Futebol Clube do Porto (FCP) e o Sporting e ainda como selecionador nacional. O antigo jogador e treinador de futebol é, aliás, o maior investidor privado da SAD do FCP, na qual detém 7,34% das ações. Fora do futebol, António Oliveira tirou o curso de Direito na Universidade Católica do Porto, em 2010.

Questionado pelos jornalistas acerca de declarações anteriores sobre as ligações promíscuas entre o futebol e a política, Rui Rio reiterou que essas não se colocam no caso da candidatura de António Oliveira. O líder do PSD vislumbra, no antigo selecionador, “o perfil adequado”, isto porque “tem experiência para lidar com pessoas, gerir pessoas”, experiências adquiridas tanto no meio desportivo quanto empresarial.

O líder dos sociais-democratas vincou que não faz “perseguição a ninguém por ter estado no futebol”.

Rio definiu ainda o que é, na sua opinião, promiscuidade entre política e futebol: “é quando os decisores políticos têm ligações ao futebol e vão para lugares onde favorecem os seus clubes e associações, o que acontece muito”.  Rui Rio aproveitou ainda para criticar as ligações de Rui Moreira, atual presidente e presumível recandidato à Câmara do Porto, e de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, ao Futebol Clube do Porto, cujo Conselho Superior os autarcas integram.

Jorge Ascenção avança em Gondomar

Para a Câmara de Gondomar, o PSD decidiu convidar o presidente do conselho executivo da Confederação Nacional das Federações e Associações de Pais e Encarregados de Educação (Confap), Jorge Ascenção, natural de Gondomar e sem filiação política. Por isso, Jorge Ascenção revelou surpresa pelo convite, precisamente por “não estar nos quadros de nenhum partido”, mas mostrou-se satisfeito: “é sempre bom quando reconhecem o nosso valor”, afirmou em declarações ao Porto Canal.

Ao JPN, o candidato assume que quer incrementar a participação cívica dos gondomarenses, o que se liga à sua experiência no associativismo, que vê como “um principio de vida”. Por isso, pretende “incentivar a participação cívica e a cidadania”, e que os cidadãos sintam que fazem “parte das mudanças que gostavam de ver acontecer”. Jorge Ascenção realça que quer “trabalhar com as pessoas, não só para as pessoas.”

Questionado sobre as ideias que tem para concretizar este incentivo, o líder da Confap disse que, por uma questão de respeito, teria ainda de “discutir ideias” com o partido que o convidou a candidatar-se.

Ex-deputado Miguel Santos em Valongo

Em Valongo, o candidato dos sociais-democratas é Miguel Santos, jurista de profissão, deputado entre 2005 e 2009 e entre 2011 e 2019. Na página de Facebook do PSD-Valongo, é possível ler um texto de apresentação da sua candidatura, onde afirma que “nos últimos anos, o concelho tem tido uma prevalência muito grande de realizações lúdicas e festivas, que devem continuar, mas deve priorizar também o seu desenvolvimento económico e social”.

Miguel Santos- Candidato à Câmara Municipal

Após algum tempo de reflexão, Miguel Santos aceitou o convite que a…

Publicado por PSD Valongo em Quinta-feira, 18 de março de 2021

Tendo em conta o contexto pandémico, Miguel Santos considera que o executivo municipal deve preocupar-se “com uma política fiscal afetiva que canalizasse o seu esforço na captação de investimento e de empresas”, lê-se na publicação.

Candidatos a Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada também fechados na segunda-feira

O presidente da Junta de Paços de Ferreira é o candidato à Câmara Municipal de Paços de Ferreira. Alexandre Costa, empresário de 51 anos, é, desde 2020, o presidente da concelhia local do PSD.

Em Felgueiras, a escolha recaiu sobre o presidente da Junta de Airães, Vítor Vasconcelos, que é também conselheiro nacional dos Autarcas Sociais Democratas, membro do conselho geral da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), vogal na Comissão Política Distrital do PSD-Porto e ainda presidente da Comissão Política do PSD no concelho.

Simão Ribeiro, de 35 anos, ex-líder da JSD, deputado entre 2011 e 2019 e o atual presidente da concelhia do PSD em Lousada, é o candidato à câmara Municipal de Lousada.

Os concelhos apresentados esta terça-feira fecham o lote de candidatos do PSD no distrito do Porto. No íncio de março, já tinham sido revelados os nomes de António Silva Tiago (Maia),  Bruno Pereira (Matosinhos), José Luís Gaspar (Amarante), Antonino Sousa (Penafiel), Aires Pereira (Póvoa de Varzim), Sérgio Humberto (Trofa), Maria Amélia Ferreira (Marco de Canaveses), Ricardo Sousa (Paredes), Paulo Portela (Baião), Pedro Soares (Vila do Conde) e Carlos Alves (Santo Tirso).

O PSD apresentou, ainda, na sessão de terça-feira 50 nomes a nível nacional, onde sobressai Ricardo Batista Leite para a corrida em Sintra. Até ao momento, o partido apresentou 202 candidatos aos 308 municípios que vão a votos, ao que tudo indica, no próximo outono.

Artigo editado por Filipa Silva