Já está concluído e inaugurado o Centro de Escalada de Valongo, que pode ser utilizado “logo que sejam levantadas as restrições impostas pela pandemia”, explica a Câmara Municipal.

A nova infraestrutura, inserida no Parque das Serras do Porto, é composta por três maciços rochosos naturais, designadamente a Fraga do Castelo, a Fraga do Teto e a Fraga Lisa, com cerca de 40 vias de acesso no total, permitindo a prática de escaladas a principiantes e atletas experientes, com diferentes graus de dificuldade.

Localizado nas Serras de Valongo, o centro é um equipamento desportivo para a prática de escalada perto da natureza e oferece inúmeros desafios aos praticantes. O equipamento foi desenvolvido em parceira com o Alto Relevo – Clube de Montanhismo, que assegurou a qualidade da infraestrutura.

Tem como objetivo “incentivar a prática regular de escalada, promover o Parque das Serras do Porto, proporcionar o contacto com a natureza e desfrutar das magníficas paisagens que as serras de Valongo proporcionam”, sublinha a autarquia.

“A nova infraestrutura vem completar um ciclo de investimento de aproximadamente 750 mil euros nas nossas serras. O Centro de Escalada junta-se ao Circuito de Percursos Equestres, ao Centro de BTT, ao Centro de Trail Running e ao Circuito de Contemplação de Valongo, representando uma poderosa mais-valia para a dinamização do Parque das Serras do Porto e de toda a Área Metropolitana, onde o concelho de Valongo se assume como a Capital do Desporto outdoor“, salienta o presidente da autarquia de Valongo, José Manuel Ribeiro.

A estes projetos vão juntar-se outros como a Escadaria Cuca Macuca que, em breve, vai ser construída na Serra de Santa Justa.

A placa do projeto foi inaugurada, no dia 13 de março , pelo autarca e pelo diretor regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Dias.

Artigo editado por Filipa Silva