A terceira edição do Encontro de Ciberjornalismo Académico (#ECA2021) decorre no próximo sábado, dia 27 de março. O evento vai contar com a participação de representantes de projetos jornalísticos de âmbito académico como o Urbi et Orbi, o Jornal Desacordo, o JPN-JornalismoPortoNet, a Rádio Universidade de Coimbra e a Televisão da Associação Académica de Coimbra.

A edição deste ano decorre em formato online a partir das 10h30 e vai debruçar-se sobre dois temas: a “Importância do Ciberjornalismo Académico e o impacto da pandemia no meio”, na mesa redondo da manhã, e o “Papel do jornalismo no combate à desinformação”, no painel da tarde.

Neste particular, o ECA2021 vai ter como oradores a jornalista do Polígrafo, Mariana Ferreira, a docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Inês Amaral e a jornalista do Observador, Vera Novais.

A mais recente edição do ECA é organizada pelo jornal académico de Coimbra, “A Cabra”, e pelo Observatório de Ciberjornalismo, e conta com os apoios da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e da Associação Académica de Coimbra.

A iniciativa surgiu pelas mãos do Observatório de Ciberjornalismo, em parceria com o JPN, pela altura das comemorações do 15.º aniversário do jornal da Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto. A primeira edição decorreu no dia 22 de março de 2019. Em 2020, foi a Universidade da Beira Interior a acolher o evento.

O objetivo dos encontros de ciberjornalismo académico é o de se reunir, anualmente, cibermeios académicos de forma a discutir e debater os desafios da prática jornalística.

Artigo editado por Filipa Silva