A Liga Portugal reuniu-se com 15 dos 18 treinadores do principal campeonato português de futebol, esta terça-feira. Apenas Rúben Amorim (foi representado pelo seu adjunto Emanuel Ferro), Jesualdo Ferreira e Manuel Machado, novo treinador do Nacional que estava na altura a ser apresentado como tal, não marcaram presença. Os temas discutidos passaram pelo tempo útil de jogo, o calendário para a época de 2021/2022 e um novo formato para a Taça da Liga.

A competição até então, com a exceção da presente época condicionada pela pandemia, era jogada com uma fase de grupos composta por quatro grupo de quatro equipas, seguindo-se a meia-final e final em formato Final Four.

A proposta da Liga Portugal é que os grupos passem a ter apenas três equipas. Dverá ficar intacta a decisão do vencedor através da Final Four. O acordo vigente entre a Liga e a cidade de Leiria, que passou a receber a competição depois de vários anos em Braga, tem duração até 2024.

O que, forçosamente, terá que mudar são as duas eliminatórias que precedem a fase de grupos. Em anos anteriores, apenas os quatro melhores classificados da época anterior da Primeira Liga estavam apurados diretamente. Uma primeira eliminatória incluía as equipas do meio da tabela da Segunda Liga e ainda as duas que subiam do Campeonato de Portugal.

Na fase seguinte entravam as melhores da segunda divisão, e as restantes da primeira que não tinham o apuramento direto. Ainda não foi anunciada a possível reformulação da qualificação para a fase de grupos para o novo formato da Taça da Liga.

A decisão de alterar a competição pretende criar um alívio do calendário competitivo. Na presente época, a competição foi já reformulada de forma excecional para não preencher ainda mais a já congestionada temporada, e, apesar da proposta não reduzir tanto a competição como este ano, a ideia passa por manter alguma redução.

Com várias competições em atraso, como o Europeu de Futebol que ocorrerá neste verão e a própria qualificação para o Mundial de 2022, a questão do calendário terá que ser trazida ao topo do debate, com vista a reformulações. De notar também que, na época de 2022/2023, a temporada será interrompida pelo Campeonato do Mundo no Qatar, facto que vem complicar ainda mais a calendarização das próximas temporadas futebolísticas.