A Associação Nacional de Surfistas anunciou, esta semana, a edição de 2021 do campeonato nacional de Surf vai arrancar na Ericeira, durante os dias 9 e 11 de abril. O palco para o regresso da prova vai ser a Praia de Ribeira D’Ilhas, local que tem feito parte do calendário da competição desde o seu início.

Neste momento, ainda não há datas firmadas para as restantes quatro etapas do campeonato, embora já se saiba que a primeira divisão da modalidade em Portugal vai passar pela Figueira da Foz, Porto, Sintra e Cascais.

Uma vez que o Surf é um desporto individual disputado ao ar livre, foi classificado pela Direção-Geral de Saúde como uma modalidade de baixo risco, o que significa que estão já reunidas as condições para o regresso à competição dos principais nomes do Surf português. Frederico Morais e Teresa Bonvalot foram os campeões nacionais na edição transata.

Figueira da Foz, Porto, Sintra e Cascais vão receber as restantes etapas da competição.

Figueira da Foz, Porto, Sintra e Cascais vão receber as restantes etapas da competição. Foto: ANS

Sobre este regresso, Francisco Rodrigues, Presidente da Associação Nacional de Surfistas, explicou, à Lusa, que “tudo aponta que o quadro regulamentar no âmbito no plano de desconfinamento possibilite a emissão das licenças na próxima semana”. Nesse sentido, a organização está a “avançar com todos os preparativos a contar com essa confirmação”.

Para além disso, afirmou que começar a competição na Ericeira “é sempre uma honra”, que neste caso, “também acarreta a importância de ser a primeira competição de Surf a realizar-se em Portugal na temporada de 2021”.

O campeonato nacional de Surf foi uma das poucas provas da modalidade realizadas, em 2020, em todo o mundo. Esta vai ser a 12.ª edição da prova no atual formato. Apesar da melhoria atual da situação pandémica no país, a presença de público continua proibida.

Artigo editado por João Malheiro