Realiza-se hoje a reunião virtual que reúne os chefes de Estado e de Governo da União Europeia, para debater acerca das campanhas de vacinação à Covid-19. A cimeira deveria acontecer presencialmente em Bruxelas, mas dado o agravamento da situação epidemiológica na Europa, teve que ser adaptada ao contexto atual.

O tema central será a resposta europeia à pandemia, mais precisamente as exportações das vacinas da AstraZeneca, alvo de polémicas no que toca à distribuição. De acordo com a agenda de trabalhos comunicada pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, ao longo da conferência serão ainda abordados outros temas, nomeadamente questões de política externa entre a Europa e as relações com os Estados Unidos, Turquia e a Rússia.

A videoconferência contará com a presença de Joe Biden, convidado por Charles Michel, com o objetivo de reforçar o interesse pela reconstrução da cooperação transatlântica. A intervenção do presidente dos EUA está prevista para as 20h45 (hora de Bruxelas), menos uma hora do que em Lisboa e, ao que tudo indica, será uma participação “breve”, já que não estará presente ao longo dos restantes debates.

Os líderes da União Europeia vão alertar Joe Biden para o desafio que a Europa enfrenta para praticar a campanha de vacinação, uma vez que, desde que assumiu a presidência dos EUA, Biden não reverteu a ordem executiva de Trump, que bloqueia as exportações de vacinas dos Estados Unidos e faz com que os países vizinhos como Canadá e México tenham de abastecer-se de vacinas na Europa.

O principal objetivo da cimeira é o de garantir aos 27 países membros que a produção, distribuição e administração de vacinas seja mais eficaz. No que diz respeito à vacinação, a Europa está bastante atrasada em comparação ao Reino Unido e aos EUA.

A Comissão Europeia acusa as farmacêuticas de estarem a causar o atraso na vacinação pelo incumprimento dos prazos referentes à entrega das doses.  Por outro lado, a União Europeia já exportou mais de 40 milhões de vacinas, produzidas em território europeu, para outros países.

Também será discutida a concretização do Certificado Verde Digital, apresentado recentemente pela Comissão Europeia, que permite a liberdade de deslocação e que está previsto estar operacional já no mês de junho.

O primeiro-ministro, António Costa, ficará à frente do Conselho da UE este semestre e dará conta aos restantes líderes dos trabalhos em desenvolvimento e falará em nome dos 27 representantes durante a troca de impressões com Biden.

Para a ‘segunda parte’ da discussão ficarão reservados temas como, a transição digital, a agenda económica e a Cimeira do Euro.

Artigo editado por João Malheiro