A inauguração do Parque Urbano de Fânzeres/São Cosme está prevista para maio, embora a obra tenha estado parada durante quatro meses devido à pandemia. Com um orçamento de cerca de 1,4 milhões de euros para a empreitada, este espaço conta com 2,9 quilómetros de percursos pedestres junto à margem do rio Torto.

Segundo o “Jornal de Notícias”, o orçamento permitiu, também, a construção de um parque de estacionamento com 300 lugares e entrada principal pela Avenida Dr. Mário Soares, vulgarmente conhecida por Avenida da Conduta. Este parque vai ter um acesso direto ao campo do Estrelas Futebol Clube de Fânzeres.

A abertura prevista para maio apenas contempla a primeira parte do projeto. Para o futuro, está planeada uma extensão no sentido da rotunda da Carvalha com um espaço mais lúdico que inclui um bar, dois campos de padel, um parque infantil, de skate e de cães. A segunda parte do projeto está, neste momento, em concurso público e a Câmara pretende gastar 950 mil euros nessa fase.

A 15 de março, começaram as obras no Parque Urbano da Ribeira da Archeira. O projeto conta com 3.200 metros de percursos e zonas de lazer. Deste espaço, 2,9 quilómetros vão ser um percurso ao longo da ribeira da Archeira. O futuro parque vai fazer uma ligação entre a zona junto às piscinas municipais de São Cosme e o Rio Douro.

O Parque de Ribeira de Archeira começou as obras no dia 15 deste mês. Foto: DR

Ainda no verão deste ano, vão começar as obras do Parque Urbano de Gondomar. Localizado no centro do município, vai contabilizar cerca de 25 mil metros quadrados de espaço verde com cerca de 800 árvores plantadas. Vai ter também 1.200 metros quadrados de área pavimentada multifuncional, dividida por três praças.

O parque vai contar também com um lago artificial, equipamento de fitness, um circuito de manutenção, um recreio infantil, um parque canino, uma zona de jogos de mesa e ainda espaços para eventos culturais. Vai possuir um anfiteatro ao ar livre com capacidade para 250 lugares sentados e, em pé, 750 pessoas. De acordo com o Município de Gondomar, o orçamento deste projeto ultrapassa os cinco milhões de euros, sendo que 2,8 milhões de euros estão alocados à construção do parque. Para o futuro, existe a possibilidade de contruir novos acessos, designadamente à autoestrada e à futura linha do metro.

O Parque Urbano de Gondomar vai entrar em obra ainda este ano. Imagem: DR

De acordo com a autarquia, a empreitada do Parque Urbano de São Cosme (Ramalde) já está adjudicada e vai começar no verão deste ano. O Parque de São Pedro da Cova também vai iniciar a construção em 2021.

Com estes novos espaços, Gondomar vai contar com um total de nove parques urbanos no município. Ainda no papel estão os parques urbanos de Medas, Baguim do Monte e Monte Crasto. Até ao momento, Gondomar investiu quase 25 milhões de euros na rede concelhia de Parques Urbanos.

O Parque Urbano de Rio Tinto foi a primeira aposta da rede concelhia de Parques Urbanos. Foto: DR

O concelho de Gondomar iniciou a aposta em espaços verdes com o Parque Urbano de Rio Tinto, inaugurado em 2019. O parque abrange 36,5 mil metros quadrados no centro de Rio Tinto. Inclui equipamentos de lazer, uma esplanada, um anfiteatro, equipamentos desportivos, equipamentos caninos e lugares de estacionamento. O parque conta também com um passadiço de 6,5 quilómetros que liga Rio Tinto a Campanhã.

Artigo editado por Filipa Silva