Sérgio Aires, de 52 anos e natural de Massarelos, é o candidato apoiado pelo Bloco de Esquerda (BE) na corrida à Câmara do Porto para as eleições Autáquicas deste ano. É independente, mas participou nas Europeias de 2019 como número três da lista bloquista e é assessor dos eurodeputados do partido no Parlamento Europeu. A candidatura foi aprovada esta terça-feira (23) à noite, pela Comissão Coordenadora Concelhia do BE no Porto.

O candidato é licenciado em Sociologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. No currículo, conta com vários cargos relacionados com o combate à pobreza – como “investigador, formador, assessor e especialista em múltiplos programas e instituições”, lê-se na nota biográfica no site do Instituto Superior de Serviço Social do Porto.

Sérgio Aires é, desde 2006, consultor independente para o combate à pobreza e economia social e foi nesse âmbito que desenvolveu e coordenou projetos europeus de dimensão nacional e transnacional.  

Entre 2012 e 2018, foi presidente da European Anti-Poverty Network em Portugal (EAPN- Portugal), mas, antes, o seu percurso nesta associação já tinha passado pelo gabinete de investigação, entre 1994 e 1998, e pela coordenação nacional, entre 1998 e 2006. A EAPN engloba 31 redes nacionais e 13 instituições europeias.

Entre 2006 e 2018, o candidato apoiado pelo Bloco de Esquerda dirigiu o Observatório de Luta contra a Pobreza na cidade de Lisboa. 

A comissão coordenadora concelhia bloquista aprovou também a deputada municipal Susana Constante Pereira como a primeira candidata à Assembleia Municipal, onde de resto já tem assento. Onde o Bloco nunca conseguiu chegar foi à vereação da Câmara Municipal, pelo que esse será o grande desafio de Sérgio Aires nas próximas eleições. 

Artigo editado por Filipa Silva