Com um percurso imaculado no campeonato por parte do Sporting CP, o Porto, Benfica e Braga esperam por um empate ou derrota (que ainda não aconteceu) para se aproximarem da liderança.

Concluída a jornada 24 da Primeira Liga, o destaque vai para a vitória do Benfica sobre o Braga e a vitória do Sporting frente ao Vitória SC. Os encarnados têm mais um ponto do que os arsenalistas e menos três que o FC Porto, que este sábado venceu o Portimonense.

O FC Porto é a única equipa portuguesa nas competições europeias e isso pode prejudicar a condição física da turma de Sérgio Conceição, mas o que é que falta jogar aos restantes candidatos ao título?

Sporting com jogos traiçoeiros

Infografia: Adriano Anthony Ilustração: Adriano Antony.

Até ao final da temporada, o Sporting tem pela frente dois encontros de dificuldade elevada. O primeiro é a deslocação até ao Estádio Municipal de Braga para defrontar o Braga, jogo que pode ditar o afastamento da equipa minhota das contas do título. O segundo encontro de grau de dificuldade elevada é a deslocação ao terreno do Benfica, na penúltima ronda do campeonato.

Além destes jogos “grandes”, a equipa leonina defronta os sempre traiçoeiros Moreirense e Famalicão. A equipa comandada por Vasco Seabra só perdeu por três vezes, depois de César Peixoto ser despedido. Com apenas cinco pontos de diferença para o Vitória SC, o Moreirense está a fazer uma época tranquila, depois de se ter reforçado bem no mercado de inverno. Numa situação diferente está o Famalicão de Ivo Vieira, que estava em zona de descida, mas que travou o Braga recentemente e ganhou ao Marítimo por 4-0. No entanto, o histórico joga a favor dos famalicenses. Desde que o Famalicão subiu para a Primeira Liga, o Sporting não conseguiu sair vitorioso, com duas derrotas e um empate.

Ainda no mês de abril, a equipa verde e branca vai até Faro e recebe o Belenenses SAD em casa. Na teoria, a deslocação até ao Algarve é acessível, dado que o Sporting é a equipa que melhor aproveita os jogos fora. No entanto, Jorge Costa sabe que todos os pontos são importantes para sair dos últimos lugares da tabela classificativa. Por outro lado, a equipa do Belenenses SAD encontra-se no meio da tabela, mas sabe que um pequeno deslize pode levar para a zona de descida. Têm feito uma época dentro das expectativas com a terceira melhor defesa da liga.

No mês de maio, além do derby, os leões defrontam o Nacional em Alvalade. Apesar dos madeirenses não ganharem ao Sporting desde 2011, a equipa de Manuel Machado pode causar dificuldades, depois de um jogo muito disputado na Choupana, na primeira volta. Segue-se o Rio Ave, que no início da época começou muito bem, mas foi perdendo fulgor. Nos últimos anos tem feito a vida negra ao Sporting, com dois empates e duas vitórias para os vilacondenses. Além do Rio Ave, os leões defrontam o Boavista, que tem feito uma época muito aquém das expectativas e terminam o campeonato frente ao Marítimo, em sua casa.

Se tudo correr como até agora, o Sporting não precisa dos últimos jogos para ser campeão, dada a vantagem de dez pontos para o segundo classificado.

Porto com ciclo complicado

Infografia: Adriano Anthony Ilustração: Adriano Antony.

Depois da receção frente ao Santa Clara, o Porto desloca-se até ao João Cardoso para defrontar o Tondela. Apesar de, durante alguns anos, a ida até Tondela significasse um jogo difícil, com Sérgio Conceição a tendência inverteu-se com três vitórias em três jogos. Ainda na senda de jogos fora, a equipa azul e branca viaja até à Choupana para defrontar o Nacional. Num terreno marcado pelas condições atmosféricas adversas, o campeão nacional não tem passado muitas dificuldades frente à equipa madeirense, ao contrário do que acontecia em anos anteriores.

Findada uma série de jogos teoricamente acessível, os dragões enfrentam um ciclo de quatro jogos contra Vitória SC, Moreirense, Famalicão e Benfica. O histórico recente dita que os encontros contra os vimaranenses têm muitos golos e os azuis brancos vão querer manter essa tendência, dado que são o melhor ataque da prova. Segue-se o Moreirense, um adversário que já custou alguns pontos ao Porto, sobretudo no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, e o Famalicão, que, depois da retoma do campeonato por causa de Covid-19, venceu por 2-1.

Para concluir este ciclo, segue-se o rival Benfica. Desde que Sérgio Conceição assumiu o leme, o Porto só perdeu uma vez no Estádio da Luz e conseguiu três vitórias. Nos anos anteriores, os azuis e brancos tinham quatro vitórias em dez jogos. É, talvez,o jogo mais importante da época no campeonato para ambos, pois pode definir o segundo lugar ou afastar um dos clubes da luta pelo título.

Os últimos três jogos incluem o Farense, Rio Ave e Belenenses SAD. O primeiro encontro marca a estreia da formação algarvia no Estádio do Dragão, depois do último confronto entre as duas equipas em casa portista ter sido em 2001. Os jogos em Vila do Conde entre as duas equipas têm sido disputados até ao último minuto, mas com o Porto com uma ligeira vantagem. Por último, o jogo com o Belenenses SAD é um dos encontros com menos história por causa dos últimos resultados entre as duas equipas no Estádio do Dragão.

O Porto precisa de fazer o seu trabalho e esperar que o Sporting perca pontos para aspirar ser campeão. Ainda assim, o segundo lugar é um dos objetivos dos azuis e brancos.

Benfica ainda defronta Porto e Sporting

Infografia: Adriano Anthony Ilustração: Adriano Antony.

Com um investimento muito grande e o regresso de um velho conhecido para o posto de treinador, o Benfica tem feito uma época muito abaixo daquilo que aspirava. Na mesma situação que Braga e Porto, os encarnados retomam a competição frente ao Marítimo, depois da vitória por 2-1 na primeira volta no Estádio dos Barreiros. Segue-se o Paços de Ferreira, que no Estádio da Luz criou bastantes dificuldades, com um golo de Waldschmidt, no tempo de compensação, a garantir a vitória.

O restante mês de abril inclui jogos com o Gil Vicente, Portimonense e Santa Clara. O jogo mais difícil desta sequência é contra os açorianos, pois, nos últimos anos, o Santa Clara conseguiu roubar pontos por duas vezes e numa delas no Estádio da Luz. Por outro lado, o Benfica não cede pontos frente ao Gil Vicente desde 2014 e desde 2019 contra o Portimonense.

No quinto mês do ano, os encarnados têm cinco jogos com diversos graus de dificuldade. O primeiro é frente à equipa beirã que só conseguiu roubar pontos por duas vezes nos últimos cinco anos. Segue-se o tradicional clássico contra o Porto, que nos últimos anos não tem favorecido o Benfica. A seu favor, joga o fator casa, que, a par do Sporting, é a melhor equipa a jogar dentro de portas. No total, só cederam dois empates e tiveram uma derrota em 12 jogos.

Para finalizar a época, duas visitas à Choupana e ao D. Afonso Henriques para defrontar o Nacional e o Vitória SC, equipas com ambições distintas, sendo que o Vitória ambiciona chegar às competições europeias. Pelo meio, defrontam o eterno rival, o Sporting. Nos últimos confrontos, o Benfica tem levado a melhor no Estádio da Luz.

O Benfica ainda tenta salvar a época se conseguir o segundo lugar, que dá direito à qualificação direta para a Liga dos Campeões e com a final da Taça de Portugal contra o Braga.

Braga com diversos jogos difíceis 

Infografia: Adriano Anthony Ilustração: Adriano Antony.

Apesar dos desaires contra o Famalicão e Benfica, o Braga tem mantido o nível de qualidade que o aproxima dos três grandes. Na luta pelo título, a equipa bracarense passou todo o campeonato no top 4. Depois da visita ao Estádio São Luís no Algarve frente ao Farense, os Guerreiros do Minho recebem o Belenenses SAD. O histórico marca um equilíbrio entre as duas equipas, com vitórias para ambos e com vários empates nos últimos anos. Além do Belenenses SAD, o Rio Ave também tem dado luta ao Braga. Opõem-se dois treinadores que privilegiam a saída de bola, Miguel Cardoso e Carlos Carvalhal, juntando todos os ingredientes para um bom jogo.

Os últimos dois jogos do mês de abril são com o Boavista e com o Sporting. O último encontro com a equipa axadrezada mostraram um Braga muito superior com uma vitória de 1-4, mas o Boavista tem melhorado ligeiramente nesta segunda volta com Jesualdo Ferreira. Já o jogo com os leões, acaba por ser o jogo mais importante do que resta, pois pode permitir aproximar do primeiro lugar ou acabar com as aspirações minhotas.

No mês de maio, os Guerreiros do Minho começam a sua caminhada frente à equipa que tem pior aproveitamento de jogos em casa. Com algumas mexidas no comando técnico como Lito Vidigal, Milton Mendes e Julio Velázquez, os maritimistas procuram afastar-se da zona de despromoção. Além do Braga, a equipa sensação do campeonato são os castores. Está época, no Estádio Capital do Móvel, o Paços de Ferreira já derrotou os minhotos e o Porto e apenas perdeu uma vez.

Os últimos jogos ditam uma visita a Barcelos para defrontar o Gil Vicente de Ricardo Soares, a receção ao vizinho Moreirense e a ida até Portimão para defrontar uma equipa que luta pela permanência.

O Braga, tal como os outros dois rivais na mesma situação, tem de continuar a boa época que tem feito e esperar por um deslize do Sporting. A qualificação para as provas europeias está praticamente garantida.

Artigo editado por João Malheiro

Artigo corrigido às 13h00 do dia 26 de fevereiro. Por lapso, os quadros de jogos inicialmente apresentados indicavam, na ordem inversa à devida, quem jogará em casa e quem jogará fora. As infografias agora publicadas são as corretas.