O Festival Metamorfose, com sede no distrito de Coimbra e organizado pela Associação Asas à Imaginação, realiza-se, via streaming, entre maio e junho. Um dos objetivos principais do concurso é incentivar a formação na área musical e divulgar novos projetos musicais. As inscrições já estão abertas até ao dia 10 de abril e serão selecionados sete artistas originais, para quem a música é essencial.

Os concorrentes do festival têm de ter mais de 12 anos e terão de apresentar cinco temas musicais, dos quais três devem ser originais. Os candidatos ao prémio final podem ser oriundos de qualquer região de Portugal, sem restrições quanto ao género musical e os temas não precisam de ser interpretados em português. Serão selecionadas sete bandas ou solos até ao dia 30 de abril e apresentadas semanalmente. através das redes sociais do evento. entre os dias 1 de maio e 26 de junho, a partir do estúdio da Academia de Música de Coimbra. Para além das atuações online, irão realizar-se concertos ao vivo até ao dia 31 de dezembro.

Ao JPN, Pedro Ferreira, responsável pelo festival e diretor-geral da Academia de Música de Coimbra, conta que este projeto nasceu numa época particular, “em que se assiste a um confinamento geral”, incluindo os artistas, principalmente as criações originais. Os palcos estão encerrados e “acaba por não existir um motivo para as bandas se encontrarem e, acima de tudo, criarem”, acrescentou.

O critério de escolha dos sete projetos, a solo ou em grupo, fica ao encargo de um júri composto por quatro artistas diversificados e de épocas distintas. Os elementos são a fadista Katia Guerreiro, o músico Tiago Nogueira, da banda Quatro e Meio, o professor de música Manuel Rocha e o embaixador da L’Oréal Professionnel, Carlos Gago. 

Pedro Ferreira conta ainda que a nomeação do júri prende-se ao facto de terem uma “carreira consolidada” e “espelham a abertura do evento a todo o país e a todas as nacionalidades”. O organizador salienta também que a presença do cabeleireiro como jurado reflete a importância com “o que está para além da música” e da “forma como nos apresentamos em palco e do visual”.

O apuramento dos vencedores conta a soma de quatro critérios, incluindo a votação do público e júri, como também com o número de “pico de visualizadores em direto” e o número total “minutos visualizados do programa desde o primeiro minuto do início do programa”, como se pode ler no regulamento. As votações decorrem entre os dias 20 e 23 e junho e os dados serão fornecidos pelas plataformas digitais Facebook e Youtube.

Os sete projetos selecionados concorrem a três prémios: 1.500 euros para o primeiro lugar, 1.000 euros para o segundo e ainda 500 euros para o terceiro qualificado.

O estúdio onde decorrem as gravações está equipado com todo o material necessário, como se pode ver no vídeo apresentado pelo fundador do festival:


As inscrições podem ser feitas através do site oficial do Festival Metamorfose.

Artigo editado por João Malheiro