Depois da vitória frente à Croácia, a seleção das “quinas” voltou a vencer, desta feita frente à Inglaterra por 2-0, em SRC Stozice, Eslovénia, em jogo referente à segunda jornada da fase de grupos do Campeonato da Europa de Sub-21.

Num encontro decisivo para as contas do grupo D, Portugal, quase garantiu, mesmo faltando um jogo, a qualificação para a próxima fase do Europeu. Numa partida em que a equipa portuguesa esteve sempre por cima do jogo, os golos acabaram por aparecer naturalmente com Dany Mota e Francisco Trincão a desfazerem o nulo. Com este resultado, Portugal continua em primeiro lugar, enquanto a Inglaterra desceu para o último lugar do grupo. 

O onze escalado por Rui Jorge teve duas alterações em relação ao último jogo. Apesar do guarda-redes, quarteto defensivo e meio campo se manterem iguais, Fábio Vieira entrou para o lugar de Francisco Trincão e Dany Mota substituiu Tiago Tomás na frente de ataque juntamente com Pedro Gonçalves. Apesar das mexidas, o sistema tático manteve-se no 4-3-3 clássico, com Fábio Vieira e Pedro Gonçalves a servirem o avançado do Monza.

Já o selecionador inglês Adrian Boothroyd fez várias alterações relativamente ao último jogo. Tanganga e S. Sessegnon entraram para a defesa no lugar de Aaron e Kelly. Mais à frente no terreno, Skipp, Davies e Smith Rowe continuaram a comandar as tropas no meio-campo, enquanto R. Sessegnon e Madueke renderam Hudson-Odoi e McNeil no apoio a Nketiah. Tal como a equipa portuguesa, a tática recaiu num 4-3-3.

Primeira parte com melhores oportunidades portuguesas

O início do encontro foi bastante agitado e um espelho do que viria a ser o jogo. Logo nos primeiros dois minutos, Portugal mostrou para o que vinha. Thierry Correia fez um cruzamento tenso para o segundo poste onde encontrou Dany Mota sozinho, mas o defesa inglês fez um corte que evitou o primeiro golo da partida, pois o guarda redes Ramsdale já estava fora da jogada.

Aos 10 minutos uma perda de bola na defesa inglesa criou outra oportunidade para a equipa portuguesa com Pote e Fábio Vieira como protagonistas. No entanto, o remate do médio do FC Porto à entrada da área saiu fraco que permitiu a defesa do guarda-redes.

Com Portugal a querer tomar conta do jogo, a pressão inglesa foi subindo no terreno provocando várias perdas de bola na defesa. Depois de um período menos conseguido de ambas as equipas, as oportunidades voltaram a surgir.

Aos 30 minutos Portugal voltou a estar muito perto do golo. Gedson Fernandes fez um cruzamento para o segundo poste onde estava Thierry Correia que rematou forte para defesa de Ramsdale para canto. No lance de bola parada, Fábio Vieira descobriu Pedro Gonçalves à entrada da área para mais uma defesa do guarda-redes inglês, o melhor do lado britânico.

Portugal continuava a carregar e passado cinco minutos voltou a ameaçar, desta vez por cruzamento de Dany Mota para remate de Fábio Vieira, mas esbarrou num defesa e afastou o perigo.

Apesar do nulo se verificar no marcador, Portugal teve as melhores chances de toda a primeira parte. A equipa portuguesa tentou pegar no fio condutor do jogo, enquanto a equipa inglesa não teve qualquer oportunidade de perigo nos primeiros 45 minutos.

Banco de ouro

No reatar da partida, Rui Jorge tentou mexer no encontro com as entradas de Francisco Trincão e Daniel Bragança, para os lugares de Florentino Luís e Gedson Fernandes. Nos primeiros minutos Portugal teve o controlo do jogo, com várias jogadas e variações de flanco, mostrando a paciência na construção para chegar ao golo que tardava. Do lado inglês, existia muita dificuldade para explorar as debilidades defensivas do adversário.

Aos 57 minutos surgiu a primeira oportunidade da segunda parte. Vitinha descobriu Fábio Vieira e o jovem médio rematou forte por cima da barra. Nem passado cinco minutos, Vitinha voltou a ser protagonista com um remate que passou a milímetros do poste esquerdo da baliza inglesa. As oportunidades continuavam de sentido único, mas o resultado não se alterava.

Foi preciso esperar 61 minutos para ver a única oportunidade inglesa com uma jogada individual de Madueke, mas que não teve o desfecho desejado. Inglaterra estava a fazer um jogo muito pobre para os valores individuais que estavam em campo.

Rui Jorge voltou a mexer e Francisco Conceição entrou para o lugar de Fábio Vieira com o intuito de mexer mais com o jogo e de partir para cima da defesa inglesa. A substituição surtiu logo efeito quando o jovem extremo recuperou uma bola no seu meio-campo que deu origem ao primeiro golo da partida. Numa jogada conduzida por Pedro Gonçalves, Dany Mota marcou pela primeira vez no Campeonato Europeu de Sub-21 e desfez o nulo no marcador.

Depois do golo marcado, o jovem avançado deu lugar a Gonçalo Ramos, avançado do Benfica. Em apenas alguns segundos, o ponta-de-lança ganhou um penalty depois de uma falta cometida sobre o mesmo. Francisco Trincão foi chamado a converter o lance da grande penalidade e fez o segundo golo da noite. O resultado era o espelho daquilo que Portugal estava a fazer e do que Inglaterra não estava.

Depois de alguns minutos sem oportunidades, a última chance de golo pertenceu a Gonçalo Ramos que rematou ao lado da baliza inglesa num remate em jeito. No final dos quatro minutos de compensação, o árbitro apitou pela última vez para terminar o encontro em que Portugal foi claramente superior e Inglaterra não dispôs de qualquer oportunidade de perigo em toda a partida.

“Em Inglaterra, hoje falarão com certeza muito bem da nossa seleção”

Rui Jorge, selecionador nacional de sub-21, disse que “O contra-ataque do primeiro golo é muito bem definido pelo Pedro Gonçalves, que fez o passe no momento certo e teve uma grande finalização do Dany Mota, na sequência de uma grande recuperação coletiva de bola”. Além disso, o selecionador disse que ficou “satisfeito” e a equipa voltar a subir de forma defensivamente.

Referiu, ainda, que competições como esta faz com que “em Inglaterra hoje falarão com certeza muito bem da nossa seleção e dos nossos jogadores, alguns que por lá andam e outros que por lá irão andar”.

O próximo encontro de Portugal na fase de grupos do Campeonato da Europa Sub-21 é já esta quarta-feira, pelas 17h, frente à Suiça, equipa que ainda luta por um lugar nos quartos-de-final da prova agendados para junho.