A cidade de Tbilisi na Geórgia foi palco da quarta etapa do World Tour organizado pela IJF – Federação Internacional do Judo. Depois de apenas uma medalha em Doha, Tel Aviv e Tashkent, a comitiva portuguesa conseguiu, este fim-de-semana (26-28 março), a melhor participação em Grand Slams, esta época.

Foram ao todo 12 atletas a fazerem a viagem até à Geórgia, numa última prova para afinar detalhes antes da participação no Europeu de Judo em Lisboa, em meados de abril. Os resultados foram prometedores, com uma melhoria em relação às provas anteriores.

Joana Ramos, a primeira medalhada, conseguiu uma prova quase perfeita, perdendo apenas com a eventual vencedora Odette Giuffrida na última ronda do “Pool”. Na fase de repescagem, que agrega os melhores vencidos da fase anterior com os das meias-finais e que atribui as medalhas de bronze, a portuguesa venceu os dois combates, e garantiu então o terceiro lugar.

A veterana Joana Ramos, de 39 anos, conseguiu conquistar uma das duas medalhas de bronze da categoria de -52kg Fonte: FPJ

Rochele Nunes, a outra medalhada, saiu triunfante de todos os seus embates, até chegar, à final. No combate de todas as decisões, não conseguiu derrotar a chinesa Shiyan Xu e ficou pela medalha de prata. A luso-brasileira já tinha conquistado a única medalha portuguesa na presente época, uma outra prata no Grand Slam de Tel Aviv, na Israel.

Dentro dos atletas que não chegaram às medalhas, destaque para Catarina Costa (-48kg) e Joana Crisostomo (-70kg) que conseguiram o quinto lugar. Ambas perderam no derradeiro combate do Pool contra as eventuais vencidas na final, conseguindo passar à segunda ronda da repescagem, onde também não conseguiram triunfar.

No quadro masculino, o melhor resultado português foi alcançado por Anri Agutidze (-81kg) com um sétimo lugar. Jorge Fonseca, o atleta luso com mais currículo na modalidade, não conseguiu vencer qualquer combate. Teve apuramento direto para a terceira ronda devido ao seu elevado ranking (4.º), mas perdeu contra o atleta georgiano que acabou por vencer a prova, Ilia Geosulamanidze.

No calendário do Judo, há ainda uma prova do Grand Slam antes dos Europeus de Lisboa, marcados para 16 a 18 de abril, em Antalya, na Turquia, entre esta quinta-feira e sábado. Contudo, não há qualquer português inscrito para participar na competição. Depois do Campeonato da Europa, disputa-se o Kazan Grand Slam, na Rússia, e ainda os Mundiais, em Budapeste, Hungria, entre 6 e 13 de maio. A temporada desportiva culmina com os Jogos Olímpicos, com a modalidade de judo a decidir-se entre 24 e 31 de julho.

De momento, no ranking de apuramento para os Jogos de Tóquio, há nove atletas em posição de apuramento: dois masculinos, Jorge Fonseca e Anri Agutidze, e sete femininas, Catarina Costa, Rochele Nunes, Telma Monteiro, Bárbara Timo, Patrícia Sampaio, Joana Ramos e Maria Siderot. A classificação é ainda provisória, e apenas será definitiva a 28 de junho, data limite para obter pontos de qualificação olímpica.

Artigo editado por João Malheiro