O poste luso Neemias Queta confirmou, esta segunda-feira, a sua elegibilidade para o NBA Draft 2021. Aos 21 anos, o jogador natural do Vale da Amoreira, no Barreiro, vai assim à procura de ser o primeiro português da história a jogar na principal competição basquetebolística do mundo.

Através das redes sociais, “Quetão” agradeceu aos “Aggies” pelos “três anos mais espetaculares” da sua vida e sublinhou que “adorou todos os minutos” da sua estadia em Utah State.

Depois de alguma “deliberação com a família” e com os treinadores dos Utah State Aggies, Neemias assume que esta é a melhor oportunidade para “perseguir” o seu “sonho de jogar na NBA”, agradecendo também todo o apoio dos “amigos e família em Portugal”, que o apoiaram “desde o primeiro dia”.

Abdicando do seu último ano de elegibilidade universitária, Neemias é apontado por diversos “mock drafts” à segunda ronda, tendo, nesta última temporada, elevado a sua “quota”.

Com médias de 14.9 pontos, 10.1 ressaltos e 3.3 desarmes de lançamentos, Queta assumiu-se como um dos melhores jogadores defensivos de toda a National Collegiate Athletic Association, sendo um dos quatro nomeados para defensor do ano e escolhido pela Bleacher Report como o melhor defensor da NCAA.

Os 97 desarmes de lançamento do poste português esta temporada estão no topo do basquetebol universitário americano, num atleta que apresenta também capacidade de não só proteger o cesto como de importunar jogadores mais “pequenos”, com boa mobilidade para um jogador de dois metros e 13 centímetros.

Perfazendo uma média de 2.7 assistências por jogo, “Quetão” mostrou também uma evolução a nível ofensivo, através do seu desenvolvimento físico e capacidade de leitura de passe, sendo um membro crucial na organização do ataque dos “Aggies”.

Neemias tem na capacidade de desarme de lançamento uma das principais armas do seu jogo. Fonte: USU Men´s Hoops/Twitter

As datas do Draft

Também confirmadas esta segunda-feira estão as datas referentes ao NBA Draft 2021. A 22 de junho, decorrerá a NBA Draft Lottery, na qual as equipas vão conhcer a ordem pela qual poderão selecionar no Draft.

De 21 a 27 de junho, vai decorrer o Draft Combine, uma oportunidade para avaliar competências atléticas e mentais dos futuros “rookies” da NBA e mais focado em jogadores que não têm presença garantida nas primeiras escolhas.

O dia “D” está agendado para 29 de julho de 2021, data oficial do NBA Draft, durante o qual os jovens basquetebolistas saberão se serão escolhidos ou não por alguma equipa de NBA, sendo que, mesmo não sendo escolhidos, poderão ainda cumprir o sonho de jogar na liga americana. Ao não serem escolhidos, tornam-se free agents, livres de assinar por qualquer equipa da NBA.

Nessa data, ficaremos então a saber se Neemias Queta será o primeiro português de sempre na NBA, um acontecimento histórico para o basquetebol nacional.

Artigo editado por João Malheiro