A Universidade do Porto propõe a criação de um corredor cultural de museus e teatros. A proposta foi apresentada na Cimeira Europeia "Universidade e Cultura", que termina esta terça-feira (30).

A Universidade do Porto vai avançar, no próximo ano letivo, com o projeto “Corredor Cultural do Porto”, que visa promover a entrada gratuita de estudantes do Ensino Superior em museus e a integração de experiências artísticas nos planos curriculares.

O conceito vai ser apresentado às restantes universidades do país, para que numa fase inicial, se possa concretizar um “Corredor Cultural Português”. O objetivo é que todos os estudantes universitários da União Europeia possam usufruir de um “Corredor Cultural Europeu”. A proposta foi apresentada no âmbito da Cimeira Europeia “Universidade e Cultura” que começou ontem e termina esta terça-feira (30).

Para que tal seja possível, os estudantes terão livre acesso às estruturas museológicas da Universidade, da Câmara Municipal do Porto e do Museu Nacional Soares dos Reis. Os alunos vão poder ainda usufruir de um desconto de 50% no preço dos bilhetes para espetáculos no Teatro Nacional São João, no Teatro Campo Alegre e no Rivoli. O livre acesso e a política de descontos vai abranger todos os estudantes do Ensino Superior, de instituições públicas e privadas, de todos os países abrangidos pelo programa ERASMUS+.

O Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, abriu o encontro com um discurso no qual afirmou que “a iniciativa trazida pela Universidade tem como objetivo fundamental envolver os alunos num corredor cultural“. Também a ministra da Cultura, Graça Fonseca reforçou a ideia de “compromisso com o Plano Nacional das Artes” de forma a “promover a valorização da cultura no percurso académico dos alunos”.

“Os estudantes não dispõem de recursos suficientes para realizar este tipo de atividades. Existe uma forte correlação entre os rendimentos e a frequência de atividades culturais. Mudar esta situação será mais fácil quanto mais artes e cultura estejam integradas nos pacotes escolares”, referiu o presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto, Artur Santos Silva, no primeiro painel do dia dedicado ao acesso democrático a património artístico.

O evento, com transmissão em direto a partir do Youtube, é organizado pela Universidade do Porto e pelo Plano Nacional das Artes e surge no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia. A iniciativa contou com a participação do Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, da ministra da Cultura, Graça Fonseca, do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, do Comissário do Plano Nacional das Artes, Paulo Pires do Vale e de representantes de instituições internacionais de países da União Europeia.

A cimeira decorre em dois dias e é constituída por sete painéis que abordam o acesso democrático ao património cultural, as artes como estratégia, a visão do mundo científica e artística, a integração da experiência artística nos planos de estudos, os museus da Universidade, a arte como motor de desenvolvimento e a arte como fonte de saúde e bem-estar.

Artigo editado por Filipa Silva