A Lisbon Game Conference, uma conferência centrada na área dos videojogos e que tem como objetivo a transmissão de conhecimentos da indústria, de um ponto de vista académico, a estudantes universitários, vai regressar com uma edição exclusivamente online, nos dias 23 e 24 de abril.

Organizado pelo Núcleo de Estudantes de Tecnologias do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa, o evento vai dividir-se entre palestras, debates e workshops sobre vários tópicos relacionados com o desenvolvimento de videojogos, as novas tecnologias e o desporto eletrónico em Portugal – os eSports -, bem como em torneios de Counter-Strike: Global Offensive (CS: GO) e League of Legends (LOL).

Depois de um interregno de quatro anos – a última edição tinha sido em 2017 -, o projeto da Lisbon Game Conference foi agora retomado por uma nova vaga de estudantes do ISCTE. Ao JPN, Gonçalo Pereira, estudante do segundo ano de Engenharia Informática, atribuiu a pausa na realização do evento a falhas no processo de passagem de testemunho por parte dos antigos estudantes responsáveis pela organização e os seus eventuais sucessores, uma vez que se trata de uma conferência organizada a 100% pelos estudantes.

Para o Coordenador do Departamento de Eventos do Núcleo de Estudantes de Tecnologias do ISCTE e o resto da equipa que está a reavivar o projeto, “não fazia sentido um evento terminar por falta de recursos humanos”, especialmente quando se trata de um evento “que tinha bastante sucesso”, tanto no meio em que se organiza, como junto de estudantes de outras faculdades.

Sobre os motivos que levaram à vontade de trazer de volta a Lisbon Game Conference, Gonçalo Pereira considera que “a área dos videojogos está em constante crescimento e é muito viável para os estudantes de tecnologia fazerem a sua carreira”. Nesse sentido, sentiu-se a necessidade “de dar mais conhecimento aos nossos estudantes sobre esta área”, apontou.

O primeiro dia do evento, 23 de abril, vai-se focar precisamente nessa partilha de conhecimento, com já alguns temas e oradores confirmados. Um dos debates vai explorar as várias tecnologias da indústria, em que se incluem a realidade virtual (VR) e o mobile gaming. Ricardo Almeida, produtor na Immersive VR Education e professor na Universidade Lusófona, vai representar essa vertente no evento. O segundo debate vai focar-se no panorama nacional do desporto eletrónico, com a presença de comentadores e de responsáveis pelo canal RTP Arena.

No que diz respeito aos workshops, a Volt Games, produtora nacional de videojogos sedeada em Lisboa, fundada em 2020 e que já conta com vários títulos publicados para Android e iOS, liderada por Pedro Cabaco, diretor executivo do estúdio, vai versar sobre game design, enquanto Diogo Guerreiro vai realizar um workshop introdutório ao motor de jogo Unity, um dos mais utilizados na indústria.

Finalmente, a Nerd Monkeys, um dos estúdios mais ativos em Portugal e responsável pelas obras Inspector Zé e Robot Palhaço, vai ser representada por Diogo Vasconcelos, um dos fundadores da produtora, e vai falar sobre project leading e project development na indústria dos videojogos, enquanto Marco Bettencourt, diretor executivo da Redcatpig Studio e vencedor de uma das edições da iniciativa PlayStation Talents, vai dar uma palestra sobre o seu percurso e o empreendedorismo na área.

O segundo dia da conferência, 24 de abril, vai ser dominado por competições de Counter-Strike: Global Offensive, o popular atirador na primeira pessoa da Valve, e League of Legends, o MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) da Riot Games. Transmitido através do Twitch para o público geral, a ação será narrada e comentada por casters.

Segundo Gonçalo Pereira, os torneios vão ser “informais”, mas face ao elevado número de equipas interessadas em participar, vai ser dada prioridade a equipas de estudantes universitários, que vão poder competir com alguns dos oradores. “Este evento é para os estudantes e não para os que têm equipas profissionais”, referiu.

Devido à situação pandémica, o evento vai decorrer online, através de videoconferências na plataforma Zoom. Apesar de assegurar o desejo em regressar a um formato presencial no próximo ano, que considera ser “mais interessante”, o coordenador de eventos do Núcleo de Estudantes de Tecnologia do ISCTE acredita que a adesão à conferência online “vai ser bastante boa”, por ter como público-alvo uma geração bastante familiarizada com a tecnologia.

Marcado para 23 e 24 de abril, os interessados em assistir ao evento devem fazer a inscrição através do website oficial.

Artigo editado por João Malheiro