A Volta ao Algarve regressa em 2021, com o calendário e etapas já reveladas pela organização, esta terça-feira. Ao todo são 765,8 quilómetros, distribuídos por cinco dias. São duas as etapas montanhosas, com o habitual contrarrelógio de longa distância e ainda duas mais planas.

A prova arranca em Lagos e a primeira etapa é destinada para os sprinters. O final deverá ser disputado com o pelotão em conjunto, numa chegada em Portimão. É na segunda etapa que se começam a discutir os primeiros lugares da classificação geral da prova, com uma chegada em alto na Fóia, o ponto mais elevado da Volta. Os últimos 7,5 quilómetros são sempre a subir, com inclinações a chegar aos 9,3%. Nas últimas três edições, o vencedor na Fóia acaba por reclamar a camisola amarela no final: Michal Kwiatkowski, em 2018, Tadej Pogačar, em 2019, e Remco Evenepoel, em 2020.

Depois da etapa mais exigente, os ciclistas têm um dia calmo na terceira etapa, mais uma destinada aos velocistas. Arranca de Faro e termina em Tavira. O quarto dia apresenta-nos o contrarrelógio da Lagoa, com o mesmo percurso de 20,3 quilómetros dos últimos três anos.

Por fim, todas as decisões serão tomadas na subida ao alto do Malhão. A quinta etapa começa em Albufeira e, ao longo de 170,1 quilómetros, e conta com seis montanhas categorizadas, num autêntico “sobe e desce”. A elevação final, apesar de não tão longa como a de Fóia, é a mais dura, com pendentes a superar os 10%, e uma média de 9,23%.

A prova de ciclismo é aquela que mais equipas do WorldTour atrai para Portugal, desde que Lance Armstrong marcou presença em 2004. Nos últimos anos, os grandes destaques são os já referidos Kwiatkowski, Pogačar, vencedor da Volta à França de 2020, Remco Evenepoel, o prodígio já comparado a Eddie Merckx pelo próprio, e ainda Primož Roglič, vencedor em 2017.

A competição, organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, estava, inicialmente, marcada para o período entre 17 e 21 de fevereiro, mas teve que ser adiada devido à situação pandémica em Portugal.

A Volta ao Algarve coincide com o Giro d’Italia, facto que impedirá algumas das maiores estrelas de fazerem a viagem a Portugal. A lista provisória com as equipas e corredores não foi ainda divulgada.

Artigo editado por João Malheiro