A organização MEERU está a recrutar voluntários para o Projeto MEERU Aproxima nas cidades de Braga, Gondomar e São João da Madeira. Os voluntários terão como missão “promover o envolvimento comunitário das famílias migrantes, refugiadas e requerentes de asilo acolhidas em comunidades locais portuguesas”, pode ler-se no comunicado enviado na terça-feira às redações.

Os voluntários devem ter no mínimo 18 anos e estar disponíveis entre os meses de maio de 2021 a janeiro de 2022 e dedicar cerca de 3 horas semanais ao projeto. É também um requisito que vivam na zona ou arredores de Braga, Gondomar ou São João da Madeira.

Vai ser feita uma pré-seleção dos candidatos que “terão oportunidade de participar num warm-up online” a 21 de abril, e, posteriormente, no Programa de Capacitação, de presença obrigatória, marcados para os dias 24, 25 de abril e 1 de maio de 2021, informa a nota de imprensa.

Depois deste processo, é feita a seleção final de voluntários e são formadas as Equipas de Proximidade das respetivas cidades. Estas equipas têm como função acompanhar as famílias com visitas semanais e são responsáveis pela sua orientação cultural, por organizar encontros de lazer e promover o envolvimento e sensibilização comunitária.

O projeto tem parcerias com as organizações locais: em São João da Madeira, com a Cruz Vermelha Portuguesa; em Gondomar, com a Organização Cooperativa para Desenvolvimento Social e Comunitário; e em Braga com o Colégio Luso-Internacional de Braga.

O projeto MEERU Aproxima está presente no Porto, em Braga e Vila Nova de Gaia e há 26 voluntários a acompanhar seis famílias do Iraque, Síria, Bangladesh e Índia. O projeto pretende ter um “impacto social positivo, para famílias autónomas, incluídas e ativas, voluntários locais comprometidos e mobilizados para o diálogo intercultural e comunidades sensibilizadas e ativas no acolhimento autónomo de novas pessoas, culturas e religiões”, esclarece o comunicado.

As inscrições para a pré-seleção de voluntários são feitas online.

Artigo editado por Filipa Silva