A Seleção Nacional de Andebol ficou, esta quinta-feira, a conhecer os seus adversários na fase de grupos dos Jogos Olímpicos. Barém, Egito, Suécia, Dinamarca e o Japão são os obstáculos de Portugal na tentativa de se apurar para os quartos de final. A estreia dos “Heróis do Mar” nas olimpíadas vai ser com a seleção egípcia. A competição começa a 24 de julho e termina a 7 de agosto.

O torneio de Andebol nos Jogos Olímpicos é composto por 12 formações divididas em dois grupos de seis elementos. Os quatro primeiros classificados de cada grupo avançam para os quartos de final e ficam em boa posição para a luta pelas medalhas.

Colocado no Grupo B, Portugal defronta o Barém, vencedor do torneio de qualificação olímpica do continente africano, o Egito, atual campeão africano, a Suécia, vice-campeã mundial que se apurou através do Torneio Pré-Olímpico, a Dinamarca, campeã mundial em 2019 e 2021, e o Japão, país anfitrião que teve oportunidade de escolher o grupo em que queria ser inserido, naquele que foi um dos condicionalismos do sorteio.

Apesar da presença de dois colossos da modalidade como as seleções sueca e dinamarquesa no seu grupo, os resultados recentes de Portugal no último Campeonato Europeu, no Mundial de 2021 e, mais recentemente, no Torneio Pré-Olímpico dão a Portugal, que começa a competição a jogar com o Egito, o estatuto de favorito a conseguir um dos lugares de qualificação para as rondas a eliminar.

Diga-se que Portugal tem registo negativo nos confrontos com Egito, Noruega e Suécia, embora quase todos esse embates tenham sido disputados num passado distante. A única exceção foi o embate com a seleção suécia no Euro 2020, que terminou com vitória portuguesa. A seleção Nacional também bateu os egípcios e os nipónicos em encontro amigáveis disputados em 2019. No caso do Egito, somou igualmente uma derrota nesse ano. No Grupo A do torneio, ficaram a Argentina, Alemanha, Espanha, França, Noruega e Brasil.

Em declarações à Federação de Andebol de Portugal, o selecionador Paulo Jorge Pereira afirmou que “o objetivo é conseguirmos passar a primeira fase, ficando nos quatro primeiros lugares do grupo, seguindo-se essa parte, o nosso objetivo será as medalhas”.

Sobre o sorteio, o técnico português explicou que “quando existe um sorteio com equipas fortes acaba por ser sempre parecido ficarmos num grupo ou noutro. Vamos jogar, da mesma forma, como se estivéssemos no Grupo A, porque cada equipa tem a sua especificidade e nós queremos ser competitivos com todas”.

O alinhamento completo da fase de grupos dos torneios masculinos e femininos de Andebol nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

O alinhamento completo da fase de grupos dos torneios masculinos e femininos de Andebol nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Foto: IHF

No que diz respeito ao torneio feminino, o Grupo A vai ser composto por Angola, República da Coreia, Noruega, Montenegro, Holanda e Japão, enquanto o Grupo B conta com Brasil, França, Hungria, Comité Olímpico da Rússia, Espanha e Suécia.

A competição masculina arranca a 24 de julho e termina a 7 de agosto, enquanto o torneio feminino começa a 25 de julho e acaba a 8 de agosto. Todos os encontros vão ser disputados no Estádio Nacional Yoyogi, em Tóquio.

Antes dos Jogos Olímpicos, a seleção de Andebol vai defrontar Israel e Lituânia, em dois jogos alusivos ao apuramento para o Campeonato da Europa de 2022, que vai ser organizado por Eslováquia e Hungria.

Artigo editado por João Malheiro