Mais de cinco anos depois do último embate entre as duas equipas, Futebol Clube do Porto e Chelsea Football Club voltam, esta quarta-feira, a reencontrar-se na principal competição de clubes da Europa, a Liga dos Campeões.

Devido às restrições de viagens entre Portugal e Reino Unido, os “dragões” jogam como visitados no Ramón Sánchez Pizjuán, Estádio do Sevilha FC, no encontro da primeira mão, cenário que se vai inverter no segundo jogo da eliminatória, também disputado no recinto espanhol. O arranque da partida está marcado para as 20 horas.

Depois de uma vitória suada e conquistada nos descontos, no fim de semana, na receção ao Santa Clara, da qual resultou uma recuperação de dois pontos para o líder Sporting CP, a equipa orientada por Sérgio Conceição vem com a moral em alta para o primeiro embate com um dos grandes de Inglaterra. Com a épica eliminação da Juventus FC na fase anterior da prova milionária ainda bem presente na memória, os “azuis e brancos” pretendem continuar a sua caminhada na competição e reforçar o estatuto de “tomba-gigantes”.

Por sua vez, o Chelsea FC vem de uma derrota inesperada e por números expressivos, em casa, frente ao West Brom, penúltimo classificado da Premier League. Ainda assim, este foi apenas o primeiro desaire de Thomas Tuchel ao comando dos “blues”, naquele que foi o 15.º encontro desde a entrada do alemão na equipa técnica dos ingleses. Em 12 deles, a baliza, habitualmente defendida por Edouard Mendy, ficou a zeros, numa prova da solidez defensiva que o treinador trouxe à equipa após a saída de Frank Lampard.

No confronto direto entre as duas formações, todos eles com a Liga dos Campeões como pano de fundo, os londrinos levam vantagem com cinco vitórias, um empate e apenas duas derrotas. Diga-se que as duas vitórias portistas, a última em setembro de 2015, foram no Estádio do Dragão, em jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões.

A única vez que FC Porto e Chelsea FC se defrontaram numa ronda a eliminar, foram os ingleses a sair por cima numa eliminatória pautada pelo equilíbrio – 1-1 foi o resultado da primeira mão, em Portugal, e 2-1 o marcador da segunda, em Stamford Bridge.

De mencionar também que Sérgio Conceição nunca venceu uma equipa inglesa enquanto treinador – dois empates e quatro derrotas -, enquanto Thomas Tuchel já eliminou o FC Porto de uma competição europeia no passado, mais concretamente na época 2015/2016, ao serviço do Borussia Dortmund, na Liga Europa.

O que esperar das equipas?

Com Sérgio Oliveira e Mehdi Taremi, dois dos jogadores mais influentes da equipa titular, fora da partida devido a castigo, Sérgio Conceição vai ver-se forçado a ajustar não só o seu onze de eleição, mas também a disposição tática da sua formação para fazer face à exigência do adversário e à ausência de jogadores com características semelhantes aos ausentes no seu plantel.

Dessa forma, não seria de todo inesperado que o técnico portista regressasse a um sistema de três centrais, composto por Pepe, Mbemba e Diogo Leite, a que se juntariam os alas Manafá e Zaidu para formar uma linha de cinco no momento defensivo. No meio-campo, há a curiosidade para perceber se a aposta vai passar por três médios, com a entrada de Gruijic para o lugar de Sérgio Oliveira de forma a servir de apoio a Uribe e Otávio.

Caso tal não se verifique, a opção passará por lançar Luis Díaz, com o intuito de explorar a sua velocidade em contra-ataque, juntamente com Marega, que deverá ser o único avançado em campo do lado portista. Tal como o colombiano, Corona deverá acumular a ajuda defensiva ao seu lateral, com as funções mais criativas da manobra ofensiva da equipa ao longo da partida.

Por sua vez, o Chelsea FC deve apostar na mesma fórmula que lhe tem dado tanto sucesso – à exceção da partida deste fim de semana – desde a chegada de Thomas Tuchel. Mendy vai ser o guarda-redes protegido por uma linha de três centrais. César Azpilicueta deve ser acompanhado por Thiago Silva e Kurt Zouma, embora Christensen e Rudiger também possam ser escolhidos para o centro da defesa. Para as laterais, o alemão deve apostar em Reece James e Marcos Alonso.

À frente dos três centrais, a formação inglesa terá a habitual dupla de médios para ajudar na primeira fase de construção do jogo e também para manter as linhas compactas no momento defensivo. Com N’Golo Kanté em dúvida, Jorginho e Kovacic devem ocupar as vagas no meio-campo.

Na frente de ataque é onde surgem mais dúvidas em relação às opções Thomas Tuchel. As opções de qualidade são muitas, mas o nível de forma de algumas delas tem deixado a desejar ao longo desta época, nomeadamente a de Timo Werner. Mason Mount é o que tem brilhado mais desde a estreia do novo técnico, restando saber quem o vai acompanhar na frente. Werner, Kai Havertz, Olivier Giroud e Hakim Ziyech são apenas algumas das opções à disposição do técnico dos ingleses.

Ainda que o Chelsea FC se tenha evidenciado nos últimos tempos pela solidez defensiva, é expectável que sejam os britânicos a assumir a iniciativa no encontro, com o FC Porto a procurar causar estragos nas transições, tal como fez com a Juventus FC. Ainda assim, a tarefa antevê-se mais difícil, uma vez que os londrinos são muito mais eficazes que os italianos na manobra defensiva.

Sérgio Conceição: “Acreditar faz parte” do FC Porto

Na conferência de antevisão à partida, o técnico portista explicou que apesar “de serem duas das melhores equipas do mundo”, o Chelsea FC é uma equipa diferente da Juventus FC “na sua dinâmica, no processo ofensivo, defensivo, no esquema tático”. Ainda que reconheça que a tarefa vai ser difícil, garante que a equipa está pronta. “Somos um clube que, não tendo um orçamento parecido com essas equipas, conseguimos bater-nos com o nosso espírito e qualidade de jogo”, referiu.

Já sobre as possibilidades do FC Porto para avançar na competição, Sérgio Conceição afirmou que “acreditar faz parte” do FC Porto. O treinador dos “azuis e brancos” lamentou ainda a ausência de Sérgio Oliveira e Taremi, mas realçou: “Não vamos mudar a nossa forma de encarar o jogo porque faltam dois jogadores”.

Thomas Tuchel: “Temos de ser humildes”

Depois de uma derrota por 5-2 em casa com o penúltimo classificado do campeonato, o técnico alemão alertou que embora a sua equipa tenha o que é preciso para levar de vencida a eliminatória, é preciso demonstrar isso dentro de campo. “Vimos da Premier League, uma competição onde podes perder 5-2 com o 19.º classificado. Por isso, sabemos que temos de ser humildes em todos os jogos”, salientou Tuchel.

Sobre o embate com os “dragões”, o treinador do Chelsea FC diz ter “a sensação de que podemos vencer o FC Porto, mas vai ser um jogo difícil. É um adversário experiente nesta competição, foi campeão por muitos anos em Portugal, e isso cria uma mentalidade”. O antigo treinador do Paris Saint-Germain concluiu dizendo que “somos fortes o suficiente e acreditamos que podemos passar esta eliminatória”.

O encontro da primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões está marcado para esta quarta-feira, quando forem 20 horas. Na mesma altura, o Bayern Munique recebe o Paris Saint-Germain, agora treinado por Mauricio Pochettino.

Artigo editado por João Malheiro