A segunda prova mais importante do calendário nacional de basquetebol masculino terá a sua conclusão este fim de semana, na cidade de Matosinhos. Sporting Clube de Portugal, Futebol Clube do Porto, Sport Lisboa e Benfica e Imortal LUZIGÁS são as equipas que se qualificaram para as meias-finais da Taça de Portugal, repetindo o quarteto que disputou o primeiro troféu da temporada, a Taça Hugo dos Santos.

O sorteio, a 31 de março, ditou os confrontos das meias-finais entre Benfica e Imortal e a reedição da final da temporada passada entre Sporting e Porto, que só se realizou no dia 7 de outubro de 2020, em pleno início da temporada 2020/2021 e na qual o conjunto leonino venceu por 87-78, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

O Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos é o palco escolhido pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) para a conclusão da 72.ª edição da competição, que teve a sua primeira edição na temporada de 1943/44.

Jogo entre recordistas e estreantes

O primeiro duelo da final four será entre SL Benfica, atual 3.º classificado da Liga Placard, e Imortal LUZIGÁS, que ocupa o 4.º lugar do campeonato em igualdade pontual com o Benfica, a uma jornada do fim da fase regular. Nos jogos em 2020/21, 1-1 é o parcial entre os clubes, com a equipa a jogar em casa a sair com a vitória.

Rafael Lisboa (SL Benfica) e Ty Toney (Imortal LUZIGÁS), são dois dos protagonistas das equipas. Fonte: SL Benfica

As “águias” contam já com 22 Taças de Portugal conquistadas, sendo a equipa com mais vitórias na prova em toda a sua história. Apesar de um início de temporada mais difícil e com algumas lesões, o plantel treinado por Carlos Lisboa tem crescido em 2021, especialmente após a aquisição de Quincy Miller-Scott, extremo/poste que já representou os Denver Nuggets (NBA) e que, após algumas temporadas na Europa fustigadas por lesões, tem mostrado sinais dos velhos tempos.

Para além de Quincy, o SL Benfica apresenta um misto entre jogadores jovens e veteranos, destacando-se dois portugueses de gerações distintas: João “Betinho” Gomes” (36 anos) e Rafael Lisboa (21 anos). “Betinho”, continua a ser uma das referências do Benfica, que tem em Rafael Lisboa um dos seus bases principais, intercalando nos últimos jogos a titularidade com o reforço Nic Moore.

FC Barreirense, nos oitavos de final (110-82) e UD Oliveirense, nos quartos de final (105-84), foram os adversários das “águias” até à final four.

Após a temporada de invencibilidade na Proliga (Segunda Liga de Basquetebol Masculino) em 2019/20, o conjunto algarvio do Imortal tem dado mostras do seu crescimento nos últimos anos e tem-se mantido constantemente no Top 4 da Liga Placard 2020/21. Após a presença da Taça Hugo dos Santos, este fim de semana pode marcar a primeira participação de sempre do Imortal LUZIGÁS na final da Taça de Portugal, se conseguir vencer o SL Benfica.

Sob o comando de Luís Modesto, a equipa manteve alguns dos reforços da temporada transata, como Tanner Omlid, e acrescentou jogadores importantes como Ty Toney, emprestado pelo Sporting CP, e Derrick Fenner Jr., melhor marcador do campeonato, sendo que a adição de Jalen Jenkins a meio da temporada trouxe outra versatilidade ao jogo interior do Imortal.

A caminhada algarvia até à cidade de Matosinhos fez-se com dois triunfos frente a Galitos Barreiro e CAB Madeira, ambos com uma diferença de quatro pontos (81-77 e 96-92, respetivamente).

SL Benfica x Imortal LUZIGÁS – Cincos Iniciais Prováveis

Os dois favoritos defrontam-se nas meias-finais

No outro jogo das meias-finais da final four, Sporting CP, líder do campeonato, e FC Porto, segundo classificado, medem forças pela quarta vez esta temporada. Os dois duelos para a liga deram vitória para o clube a jogar no seu pavilhão, sendo que a final da Taça Hugo dos Santos, em Sines, garantiu o primeiro troféu da temporada para os “dragões”, que venceram os “leões” por 72-68.

Após o sucesso da temporada transata, liderando o campeonato até ao seu cancelamento, o Sporting procura conquistar a Taça de Portugal pela sétima vez na sua história e pela segunda vez de forma consecutiva, algo que já não acontece desde o ano de 1976.

Luís Magalhães, experiente técnico leonino, que já venceu a competição por cinco vezes, ao serviço da Portugal Telecom e do FC Porto, tem ao seu dispor um plantel repleto de veterania, com jogadores estrangeiros que tiveram passagens de sucesso por outros clubes portugueses, como é o caso dos americanos James Ellisor e Travante Williams, bicampeões nacionais pelo UD Oliveirense. Para além de Ellisor e Travante, o Sporting conta com basquetebolistas internacionais por Portugal, como Diogo Ventura e Cláudio Fonseca.

Ovarense Gavex (93-80) e Vitória SC (80-78) foram os adversários dos leoninos até alcançar a final four de Matosinhos.

Relativamente ao FC Porto, o clube da cidade Invicta pode tornar-se vencedor da Taça de Portugal de Basquetebol Masculino pela 15.ª vez, sendo a última conquista na temporada 2018/19.

Comandados pelo treinador espanhol Moncho López, radicado em Portugal há mais de dez anos, os “dragões” foram apresentando algumas mudanças no seu plantel ao longo da temporada, especialmente após da grave lesão de Max Landis, extremo/base americano que, pela segunda temporada consecutiva, sofreu uma rotura completa do ligamento cruzado anterior, desta feita no joelho direito. Para o seu lugar, Jalen Riley foi o escolhido para colmatar a ausência de Landis, tornando-se um dos jogadores mais importantes na conquista da Taça Hugo dos Santos.

FC Porto venceu o Sporting CP, conquistando o primeiro troféu da temporada, a Taça Hugo dos Santos Fonte: FPB

Para além de Riley, jogadores como Brad Tinsley e Larry Gordon têm sido sinónimos de consistência, acrescentando à juventude de basquetebolistas portugueses como Vladislav Voytso e Francisco Amarante, que fizeram parte da Seleção Nacional que venceu o Campeonato da Europa de sub-20 (Divisão B), curiosamente no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, ao lado de jogadores como Rafael Lisboa (SL Benfica) e Neemias Queta, que pode chegar à National Basketball Association (NBA) no Draft de 2021.

Vitórias face ao CD Póvoa (clube da Proliga) por 86-61 e Esgueira/Aveiro/OLI por 96-64 selaram a presença dos “dragões” em Matosinhos.

Sporting CP x FC Porto – Cincos Iniciais Prováveis

Este sábado, dia 10 de abril, a final four da Taça de Portugal de Basquetebol Masculino começa com o duelo entre SL Benfica e Imortal LUZIGÁS, às 15h, seguindo-se o encontro entre Sporting CP e FC Porto, pelas 17h30. As equipas vencedoras jogam na final deste domingo, dia 11, às 16h, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Artigo editado por João Malheiro