“Passaram-se três (longos) meses e finalmente vamos poder voltar ao cinema, e (vi)ver os filmes na grande tela, como eles merecem”.

Foi assim que o Cinema Trindade anunciou, na sua página de Facebook, que seria uma das salas de cinema a voltar a abrir portas no dia 19 de abril – data prevista pelo Governo para a reabertura dos cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos.

Arranque com uma “programação fortíssima”

A sua reabertura não é, contudo, o único motivo de festejo para a sala portuense. Impedido pelo confinamento geral de celebrar o seu 4.º aniversário – assinalado a 5 de fevereiro – o Trindade pode agora, ainda que mais que com mais de um mês de atrasado, comemorar a data. Para isso, têm preparado uma “programação fortíssima”, conta Américo Santos, diretor programador e responsável do espaço, ao JPN.

Logo no dia 19 de abril, e prolongando-se até dia 30 do mesmo mês, inicia-se o ciclo Expectativa’ 21 com as antestreias diárias, em sessão única, de alguns dos filmes que vão marcar este ano cinematográfico:

  •  Dia 19 às 20h00: Mais uma Rodada, de Thomas Vinterberg
  •  Dia 20 às 19h15: Marighella, de Wagner Moura
  •  Dia 21 às 20h00: Caros Camaradas!, de Andrei Konchalovsky
  •  Dia 22, às 20h00: Quo Vadis, Aida?, de Jasmila Zbanic
  •  Dias 23, às 20h00: A Voz Humana, de Pedro Almodóvar
  •  Dia 23, às 20h30: O que Arde Cura, de João Rui Guerra da Mata, com a presença do realizador e de João Pedro Rodrigues para o lançamento do DVD duplo de “O Ornitólogo” + “A Última Vez Que Vi Macau” (2012)
  • Dia 26, às 19h45:  Na Penumbra de Sharunas Bartas
  •  Dia 27 às 20h00: The Man Who Sold His Skin, de Kaouther Ben Hania
  •  Dia 28 às 20h00: In Between Dying, de Hylal Baydarov
  •  Dia 29 às 20h30: Kitboy: O Salto do Baleeiro, de Philipp Yuryev
  •  Dia 30, às 20h30: Higiene Social, de Denis Côté

Há um “desejo enorme das pessoas em voltar às salas de cinema”

Sobre esta reabertura, Américo Santos não esconde que “as expectativas são as mais otimistas”. Um conjunto de dez antestreias que o “público terá um grande interesse em acompanhar” aliado a um “desejo enorme das pessoas em voltar às salas de cinema, após tanto tempo fechadas em casa” é, para o diretor do Cinema Trindade, “uma fórmula que, bem conjugada, pode resultar numa grande adesão”.

O abrir portas da sala do centro do Porto será marcado também pelo regresso do ciclo In the Mood for Wong Kar-Wai com mais dois filmes restaurados do realizador chinês: Happy Together e 2046”. Haverá sessões diárias de Nomadland – Sobreviver na América, o filme de Chloé Zhao que esta semana arrebatou quatro prémios Bafta, e Undine, de Christian Petzold.

Mais tarde, em maio, o Trindade terá em exibição um ciclo especial dedicado a filmes da Argentina – Sol De Maio: Ciclo De Cinema Argentino, um panorama sobre o melhor cinema contemporâneo deste país.

Artigo editado por João Malheiro