A primeira edição do projeto projeto “Capacitação para a circulação: Autogestão na produção musical” vai passar por Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Funchal, Lisboa, Ponta Delgada, Viana do Castelo e Viseu, entre os meses de abril e julho de 2021.

A iniciativa propõe responder ao desafio de dar a conhecer a novos profissionais da área da música ferramentas de atuação e conhecimentos sobre o funcionamento dos circuitos culturais portugueses – um dos setores mais afetados pela crise sanitária causada pela Covid-19.

A formação incide em conhecimentos sobre o processo de produção, programação dos espaços e eventos, promoção e contacto com projetos da área, gestão de atuações ao vivo de músicos e bandas, entre outros fatores importantes na indústria musical.

Destinada a músicos e profissionais da área da música, a formação vai ser orientada por Márcio Laranjeira, diretor criativo da Lovers & Lollypops. Com duração de três horas e acesso gratuito, os interessados devem inscrever-se através do e-mail: [email protected].

Cartaz do projeto Foto: Capacitação para a circulação: Autogestão na produção musical

Os pontos de paragem em cada uma das cidades que curso vai decorrer, são tidos pela organização como “espaços incontornáveis no quadro do circuito de música independente portuguesa”. O formador Márcio Laranjeira, em entrevista ao JPN, acrescenta que esta é uma “ideia de ser um primeira leva de algo que voltará acontecer no futuro, em outras cidades”.

Quando questionado pelo JPN sobre a opção pelo formato presencial, o formador afirma que “seria possível fazer via videochamada, mas tendo em conta a ideia por trás da formação, é muito importante que isso aconteça com as pessoas da comunidade e num lugar que faz parte da comunidade”.

Esta ideia reflete a necessidade entendida por Márcio Laranjeira como crucial para o meio da música que é a realização de uma “rede de contactos” dentro da indústria. Isso torna-se possível através da interação entre formadores e participantes da formação a partir do ponto de encontro do projeto, visando a troca de informações entre própria comunidade.

Márcio Laranjeira destaca que esta fase do desconfinamento é o momento exato para o meio musical português preparar-se para o seu regresso: “Já que estamos parados ou quase parados vamos usar este tempo para nos capacitarmos e para ganharmos ferramentas para fazer o nosso trabalho melhor quando for possível fazê-lo.”

Datas:

  • 24 de Abril – Carmo 81, Viseu
  • 21 de Maio – La Bamba, Ponta Delgada
  • 29 de Maio – Aisca, Viana do Castelo
  • 5 de Junho – gnration, Braga
  • 12 de Junho – Salão Brazil, Coimbra
  • 19 de Junho – Barreirinha, Funchal
  • 26 de Junho – Museu Abade Baçal, Bragança
  • 3 de Julho – Gretua, Aveiro
  • 17 de Julho – Casa do Capitão, Lisboa

Artigo editado por João Malheiro