A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) anunciou, esta semana, o projeto eFADU, iniciativa que marca a sua entrada oficial no mundo dos desportos eletrónicos – os eSports. Com esta revelação, foi confirmada a realização do primeiro Campeonato Nacional Universitário (CNU) de eSports, com vertentes “FIFA 21“, “League of Legends” e “Valorant“, que arranca já este mês e deve ter as suas fases finais em junho.

Em abril de 2020, devido ao confinamento imposto pela pandemia de Covid-19, a FADU tinha concluído de forma simbólica os CNU de futebol de 11 através de uma competição em “FIFA 20“, uma experiência que o presidente André Reis confessou ao JPN, em março, ter sido “um sucesso” e gerado “feedback dos clubes muito positivo”. Na altura, adiantou também que havia “muitas novidades em cima da mesa para divulgar nas próximas semanas”, o que se materializou com este anúncio.

Segundo o comunicado oficial, o projeto eFADU, que conta com o apoio da Inygon e da GOATPixel, empresas experientes na área, tem como objetivo regulamentar as competições de eSports no ensino superior, com vista à integração de estudantes-atletas adeptos do mundo dos videojogos, apoiar as competições que vão surgindo a nível interno nos clubes da FADU e ainda preparar participações futuras a nível internacional.

eFADU é o nome escolhido para o projeto que marca a entrada da FADU nos eSports. Foto: FADU

Neste momento, estão confirmadas competições oficiais de “FIFA 21”, o simulador de futebol da Electronic Arts, “League of Legends”, o MOBA Multiplayer Online Battle Arena – da Riot Games, e “Valorant”, o atirador na primeira pessoa de batalhas 5v5 assinada pela mesma produtora. As competições estão divididas em quatro fases: qualificação local, qualificação regional, wild card e fases finais.

Até final de abril, vão decorrer os apuramentos das regiões Madeira e dos Açores, enquanto em maio entram em competição as regiões Norte, Centro e Sul (NCS), bem como as provas na cidade do Porto e em Lisboa. Para junho, estão previstas as fases finais da primeira edição do Campeonato Nacional Universitário de eSports.

Sobre o anúncio, André Reis referiu estar contente “com a criação desta marca e da sua primeira competição” e explicou que “muitos clubes e estudantes desafiaram a FADU” para entrar no mundo dos eSports. “A nossa resposta só podia ser positiva. Será um passo muito importante de aproximação da FADU aos estudantes. Vamos continuar este desígnio de crescimento da nossa atividade, inovando sempre que possível, mas sempre em estreita harmonia com as novas gerações de jovens que entram no ensino superior”, rematou.

Em maio de 2020, em declarações ao JPN, o presidente da FADU já tinha referido que a atual direção “andava a refletir sobre a entrada no ramo dos eSports” desde a sua tomada de posse. Nessa conversa, salientou  também a vontade de “lançar um projeto sustentado, com coerência e com uma linha estratégica”.

Sobre o principal benefício destas competições, André Reis tinha destacado “o sentimento de comunidade que os eSports criam”. “Cria-se aqui uma espécie de comunidade, cria-se uma proximidade, hábitos de socialização, de convívio, que nos agradam muito”, explicou.

Também a fazer a sua estreia no mundo dos desportos eletrónicos, decorreram este fim de semana as fases finais dos primeiros Campeonatos Académicos do Porto de eSports, organizados pela Federação Académica do Porto, nas vertentes de “FIFA 21” e “Valorant”. Estão ainda previstas a realização das fases finais de “League of Legends” e “Counter-Strike: Global Offensive”, no próximo fim de semana.

Artigo editado por João Malheiro