A fase regular do Campeonato de Portugal alusivo à época 2020/21 terminou este fim de semana e já são conhecidas as equipas que vão discutir o acesso à segunda divisão do futebol português, bem como aquelas que vão estar envolvidas na luta por um lugar na Liga 3 – competição que se vai estrear na próxima temporada e que visa servir de ponte entre o terceiro campeonato e a II Liga. Os jogos arrancam a 21 de abril e terminam a 30 de maio.

Quem sobe à II Liga?

A subida à segunda divisão do futebol nacional vai ser disputada pelos vencedores das oito séries da fase regular do Campeonato de Portugal. Estes oitos clubes são depois divididos em duas séries – Série Norte e Série Sul – e jogam entre si, em duas voltas, para um total de seis jornadas, com todas as equipas a começarem com zero pontos.

O vencedor de cada série garante a subida à II Liga, havendo ainda um confronto entre ambos, disputado em campo neutro, para determinar o campeão do Campeonato de Portugal. As restantes equipas envolvidas nesta fase têm já lugar garantido na Liga 3.

Nesta fase de subida, destaque para a presença de vários históricos na Série Sul: o União de Leiria, que caiu até à terceira divisão portuguesa devido a problemas financeiros, o Vitória FC, que foi despromovido da Primeira Liga na época transata, também por motivos de tesouraria, e o CF Estrela, a versão renovada do Estrela da Amadora. O Torreense também está envolvido nesta luta, clube que esteve no principal campeonato português, pela última vez, no início da década de 90.

Na série Norte estão o Pevidém SC, que tenta a sua primeira presença na II Liga, o SC Braga B, o CD Trofense, que também já passou pela Primeira Liga, e o Anadia FC.

O que é a Liga 3?

Ao contrário do que acontecia até aqui, o Campeonato de Portugal vai deixar de ser a terceira divisão do futebol português e passa a ser a quarta, sendo substituído nessa função pela nova Liga 3, já a partir da próxima época. Criada com o objetivo de servir de ponte entre o Campeonato de Portugal e a II Liga, a competição vai ser composta por um total de 24 equipas – 22 oriundas do Campeonato de Portugal e os dois clubes despromovidos da segunda divisão.

Todos estes clubes vão depois ser divididos em dois grupos – Norte e Sul – de 12 equipas, com campeonato de duas voltas. Os quatro primeiros de cada grupo passam à fase de apuramento de campeão e vão discutir a subida à II Liga, enquanto as restantes equipas vão discutir uma segunda fase de luta pela permanência na Liga 3.

No que diz respeito à luta pela subida, haverá nova divisão em dois grupos de quatro equipas, numa liga a duas voltas. Os primeiros de cada grupo vão disputar um playoff, a duas mãos, para saber quem vai defrontar o antepenúltimo da II Liga, em novo playoff por um lugar na segunda divisão.

Já na luta pela permanência, os restantes clubes vão ser divididos em quatro séries de quatro elementos, disputadas a duas voltas, havendo, neste caso, bonificação de pontos com base na classificação durante a primeira fase. Os quintos classificados transitam com 8 pontos, os sextos iniciam com 7, os sétimos com 6 e assim sucessivamente até ao 12.º, que vai arrancar com 1 ponto.

Os últimos de cada série descem ao Campeonato de Portugal e, no sentido inverso, quatro equipas dessa divisão sobem à Liga 3, para a época 2022/23.

O fuuncionamento da Liga 3, a nova terceira divisão do Futebol nacional.

O funcionamento da Liga 3, a nova terceira divisão do Futebol nacional Foto: FPF

Quem vai participar na Liga 3 em 2021/22?

Com a introdução da Liga 3 na próxima temporada, a Federação Portuguesa de Futebol introduziu uma segunda fase adicional ao Campeonato de Portugal, para além da habitual fase de subida à II Liga.

No total, vão estar envolvidas nesta luta pelo acesso à nova terceira divisão 32 equipas, com a presença dos clubes que terminaram a fase regular entre o segundo e o quinto lugar. Divididos em oito séries de quatro equipas, os segundos e terceiros classificados da série A emparelham com os quartos e cinco da série B e vice-versa, até ao cruzamento entre as séries G e H. Também aqui trata-se de uma competição a duas voltas.

Esta fase de acesso à Liga 3 vai fornecer 16 equipas à prova, ou seja, os dois primeiros de cada série sobem do Campeonato de Portugal à nova divisão do futebol português. A estas equipas juntam-se as seis que não conseguiram a subida à II Liga através da fase de apuramento de campeão, bem como os dois despromovidos da segunda divisão, para um total de 24 clubes.

As restantes 16 equipas que não sobem à Liga 3 vão permanecer no Campeonato de Portugal.

Os primeiros jogos destas duas fases do Campeonato de Portugal arrancam a 21 de abril e têm o término marcado para 30 de maio.

Artigo editado por João Malheiro