De sexta-feira a domingo deste fim de semana tem lugar o Grande Prémio de Motociclismo de Portugal, em Portimão. A cidade algarvia vai ser invadida pelos melhores pilotos do mundo do circuito mundial de motociclismo, neste que é o terceiro grande prémio da atual temporada de MotoGP.

O evento principal de todas as corridas MotoGP realiza-se no domingo, tal como a corrida decisiva de Moto2 e Moto3, as sub-categorias de motociclismo. Mas os motores são ligados dois dias antes para os pilotos poderem ter um período de adaptação à pista.

Sendo assim, está previsto que esta sexta sejam realizados dois treinos livres para os pilotos da principal categoria, com mais um a ter lugar no sábado.

As qualificações, por sua vez, têm, igualmente, lugar no sábado e têm como objetivo decidir a grelha de partida para o “dia D”. A corrida está marcada para as 13 horas de domingo.

Miguel Oliveira, mas não só

Miguel Oliveira subiu ao lugar mais alto do pódio do ano passado. Este ano, já na equipa de fábrica da KTM, vê-se numa posição com mais condições para revalidar o título de “Rei de Portimão”.

O estatuto que foi conseguindo ao longo dos dois anos de MotoGP – vai agora no terceiro ano – permitiu com que conseguisse ser aposta da KTM para a presente temporada. Depois de ter conseguido passar a meta por duas vezes em primeiro, em Estíria e em Portimão, procura este ano solidificar os resultados e acrescentar mais algumas medalhas ao currículo que ainda está só no início.

Em 2020, para além do piloto lusitano, subiram ainda ao pódio Jack Miller, que ocupou a segunda posição, depois de terminar a corrida 3.193 segundos depois de Miguel Oliveira, e ainda Franco Morbidelli, jovem piloto italiano, que ficou em terceiro lugar.

Morbidelli é, sem dúvida, um dos pilotos que pode causar problemas a Miguel Oliveira, dado o bom resultado do italiano no ano passado e à irreverência com que conduz a sua moto. Jack Miller, por outro lado, não consta na lista de favoritos, uma vez que ainda está a recuperar de uma lesão que o levou ao bloco operatório, por causa de síndrome compartimental.

Neste fim de semana sobre duas rodas, haverá um regresso muito aguardado. Marc Marquez, oito vezes campeão mundial de MotoGP, regressa ao, asfalto, em Portimão. O historial do espanhol torna-o num corredor a ter em conta para uma possível vitória em solo português.

Outro dos grandes favoritos para o próximo domingo é Johan Zarco. O francês da Pramac Racing deu nas vistas no Catar e prevê-se que a boa forma continue a valer-lhe pontos no mundial. De relembrar que Zarco ocupa, até ao momento, o primeiro lugar do mundial de MotoGP, com 40 pontos acumulados depois dos segundos lugares conseguidos nas duas provas anteriores.

O atual recorde da volta mais rápida ao Circuito Internacional do Algarve pertence a Miguel Oliveira. No atual formato do mundial de motociclismo participam 16 pilotos, espalhados por um total de 11 equipas de seis construtoras diferentes. No topo da tabela classificativa de equipas encontra-se, atualmente, a Monster Energy Yamaha MotoGP, fazendo valer o lugar cimeiro da construtora Yahama no correspondente ranking.

O jovem lusitano conta com o apoio do povo português para conseguir alcançar o mesmo resultado do ano passado. Na tarde desta quarta-feira, foi até mesmo recebido por uma multidão de motards à chegada do circuito, algo que também já tinha acontecido em 2020.

Artigo editado por João Malheiro