O futebol regressa, na distrital do Porto, no fim de semana de 8 e 9 de maio e as equipas que continuam em prova já ficaram a conhecer os adversários. A Associação de Futebol do Porto (AF Porto) sorteou, na quarta (14) e quinta-feira (15), as fases de grupos tendo em vista a subida de escalão na Divisão de Elite, Divisão de Honra, Primeira e Segunda Divisão distritais.

Nenhuma equipa foi forçada a jogar e todas as que não vão entrar em campo fizeram chegar essa vontade ao organizador da competição. Assim, das 139 equipas que começaram a época 2020/2021, 107 optaram por continuar a jogar.

Na Divisão de Elite foram nove as desistências: Aparecida, Canidelo, Ermesinde, Infesta, Grijó, Lousada, Padroense, Vilarinho e Vila Caiz puseram um ponto final à época corrente. As 27 equipas em jogo vão agora, neste novo modelo, competir pela subida ao Campeonato de Portugal.

A AF Porto decidiu também que nenhum clube fica em risco de descer de divisão – mesmo que tenha escolhido não jogar a poule final -, pelo que os escalões deverão aumentar o número de equipas na próxima temporada.

Ainda não se conhece o calendário de jogos. Certo é que continua interdita a assistência de espectadores ao vivo, face à pandemia da Covid-19.

De acordo com os sorteios realizados, eis a distribuição das equipas por grupos nos quatro escalões da associação:

Artigo editado por Filipa Silva