Fruto de uma “procura crescente” pelos cursos da Escola de Moda do Porto (EMP) “por parte de adultos”, a instituição que há cerca de 20 anos leciona cursos para jovens entre os 14 e os 18 anos, decidiu abrir, em janeiro, a sua primeira edição de cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA).

Os cursos de Desenho de Vestuário e de Alfaiataria arrancaram no início do ano – embora continuem com inscrições abertas. O curso de Comunicação e Serviço Digital tem inicio previsto para setembro de 2021.

Os três cursos são direcionados para adultos que pretendam obter ou concluir o 12.º ano de escolaridade, para além de permitir obter um título profissional. As formações têm uma duração que varia entre os 15 e os 24 meses.

A diretora-geral da EMP, Matilde Rocha, explica, em entrevista ao JPN, que o período de formação é proporcional ao grau académico do candidato. “Um aluno que tenha o 9.º ano tem que fazer os dois anos completos. Quem já tem o 12.º ano, frequenta um ano de formação técnica e depois dois ou três meses de estágio, completando os 15 meses”, explica a responsável.

Os cursos estão organizados nas componentes sociocultural e científica, técnica e prática.  A componente técnica “corresponde a dois terços da formação”, perfazendo um total de mil a 1.200 horas. A parte final da formação consiste na realização de um estágio de 210 horas “em empresas relevantes da área”. As aulas são lecionadas por profissionais da área como Ana Eusébio, da empresa TINTEX, Isabel Guimarães, consultora da feira de moda Modtissimo, ou o alfaiate Ayres Gonçalo, exemplifica Matilde Rocha.

Os candidatos que queiram frequentar os cursos terão de pagar uma mensalidade no valor de 40 euros. No entanto, a diretora da EMP explica que existem contrapartidas, uma vez que, para as disciplinas práticas, a escola “dispõe de matérias primas, máquinas, sala de computadores e softwares. Para além disso, os cursos são financiados pelo Fundo Social Europeu, permitindo aos alunos receber subsídio de alimentação e de transporte. Para os alunos inscritos no  Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) acresce, ainda, uma bolsa de formação.

As inscrições para os cursos de Desenho de Vestuário e de Alfaiataria permanecem abertas até ao dia 30 de abril. Para o curso de Comunicação e Serviço Digital, é possível realizar a inscrição até ao mês de setembro.

A primeira edição dos cursos de Educação e Formação de Adultos da Escola de Moda do Porto são lecionados em regime pós-laboral, entre as 18h00 e as 22h00, com a duração de 35 horas semanais. Os cursos são direcionados para candidatos que pretendam elevar as suas qualificações profissionais ou obter uma certificação escolar de nível secundário.

Artigo editado por Filipa Silva