O Coliseu Porto Ageas reabre portas e celebra 80 anos de atividade com o retorno dos Concertos Promenade. A agenda para 2021 foi anunciada esta segunda-feira e pretende reviver projetos que fazem parte do “cordão umbilical” da sala de espetáculos.

De portas reabertas, a direção do Coliseu Porto Ageas divulgou a programação pensada para 2021 esta segunda-feira, numa conferência de imprensa realizada no espaço cultural, que contou com a presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca, e do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

Mónica Guerreiro, presidente da direção do Coliseu, começou por sublinhar que, este ano, a aposta na produção própria “mais do que triplica”, relativamente a 2020. Na celebração de 80 anos de atividade, a sala de espetáculos propõe-se a reavivar projetos que fazem parte do seu “cordão umbilical”.

Um regresso “muito pedido pelos espectadores” é o dos Concertos Promenade, que este ano adotam o título “Concertos Promenade 2.0”. Com o objetivo de “motivar o prazer de ouvir e sentir música”, estes espetáculos regressam a palco em maio, com a apresentação de “Pedro e o Lobo”, de Sergei Prokofiev, pela Orquestra Clássica de Espinho.

Há sete espetáculos para assistir até dezembro, realizados sempre às 11h30 de domingo e direcionados especialmente às famílias, jovens e alunos das escolas. “Para uma melhor compreensão das obras apresentadas”, os concertos farão uso de elementos multimédia e contarão com o apoio da Câmara Municipal do Porto que vai distribuir bilhetes por diferentes instituições da cidade, de forma a permitir o acesso da população à cultura.

O retomar da produção de ópera pelo Coliseu é outra das grandes novidades divulgadas. O primeiro recital estreia a 9 de junho e é uma nova produção de “Cavalleria Rusticana”, de Pietro Mascagni, em parceria com a Ópera na Academia e na Cidade.

A ópera “Così Fan Tutte”, última peça da trilogia Mozart/Lorenzo da Ponte, é a segunda produção do espaço, realizada em conjunto com o Politécnico do Porto, e pode ser assistida a partir de 4 de setembro

Poster promocional dos 80 anos do Coliseu do Porto. Foto: Coliseu Porto Ageas

O Coliseu vai apresentar vários eventos de música sinfónica ao longo do ano, entre os quais a estreia do concerto “500 Anos da Primeira Viagem de Circum-Navegação”. O espetáculo junta os portugueses Os Músicos do Tejo e os espanhóis Música Antígua, num concerto baseado em investigação histórica que imagina o que Fernão Magalhães e os seus marinheiros terão ouvido nas suas viagens marítimas.

Este ano, o circo chega mais cedo àquela que é uma das salas com mais história da cidade. No âmbito de um consórcio cultural, o Coliseu associa-se ao Teatro Nacional de São João pela primeira vez para apresentar um espetáculo de circo em espaço público.

“De Volta à Praça” é um “programa saltimbanco” com música ao vivo, a decorrer em várias cidades do Norte de Portugal, incluindo a cidade do Porto. Focado em explorar as narrativas e tradições orais de cada município, o “projeto de circo, sobre circo, para circulação” contará com oficinas de circo e marionetas. Em dezembro, regressa o habitual circo de natal, em parceria com a Câmara Municipal do Porto.

“Coliseu Rima com Festival” é mais uma das novidades da sala de espetáculos que se “enturma” este ano com os principais festivais artísticos da cidade. Do teatro à música, passando pelo cinema e pela dança, o Coliseu passa a servir de “interlocutor e espaço de acolhimento privilegiado” de eventos como o DDD — Festival Dias da Dança, o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) e o Porto/Post/Doc.

Três anos após o início da parceria com o grupo segurador internacional Ageas, “face aos bons resultados do trabalho mantido pelo Coliseu Porto Ageas”, de acordo com a marca, a parceria foi renovada até 2024.

Artigo editado por João Malheiro