O Ministério da Saúde criou um portal que permite às pessoas com mais de 65 anos agendar a primeira toma da vacina contra a Covid-19. Quem fizer a inscrição, através do Portal da Covid-19, terá de esperar por uma SMS que confirmará a data, a hora e o posto de vacinação.

A confirmação da marcação não ocorrerá caso o utente já tenha sido convocado para tomar a vacina pelo posto de saúde ou no caso de ter contraído o vírus SARS-CoV-2.

O Portal do Autoagendamento para Vacinação contra a Covid-19 indica ao utente a data mais próxima em que o agendamento é possível, podendo o utente aceitá-la ou avançar para outra que lhe seja mais conveniente. Caso não existam vagas disponíveis, os utentes podem optar por ficar em lista de espera no ponto de vacinação que escolheram ou selecionar outra data, noutro ponto de vacinação.

Nesta fase do processo de vacinação, a faixa etária acima dos 65 anos será vacinada, independentemente de qualquer doença associada.

Para efetuar o pedido de marcação vai precisar do nome completo, data de nascimento, número de utente do Serviço Nacional de Saúde, número de identificação civil e e número de telemóvel.

Artigo editado por Filipa Silva