A organização da Feira do Livro do Porto escolheu esta sexta-feira, em que se comemora o Dia Mundial do Livro, para “levantar o véu” às novidades da edição deste ano e anunciar a programação do “WARM UP“. O nome é estrangeiro, mas o objetivo da iniciativa proposta pelo presidente e vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto é proporcionar aos portuenses “uma viagem dentro da cidade”, afirmou Rui Moreira, em conferência de imprensa, na Biblioteca Almeida Garrett.

A decorrer entre 16 de julho e 22 de agosto, o “WARM UP” promete “aquecer musicalmente” a Feira do Livro e assinalar a retoma de todas as atividades culturais na cidade. Nas seis semanas anteriores à feira, “os portuenses serão convidados a demandar os Jardins do Palácio de Cristal, para aí desfrutarem de sonoridades que vão desde o jazz ao blues, passando pelas músicas do mundo, a spoken word e a música de dança”, avança o evento.

Nuno Faria, coordenador da Feira do Livro, revela que este prelúdio vai espalhar-se por quatro palcos da cidade: a Casa do Roseiral, a Concha Acústica, o Lago dos Cavalinhos e, pela primeira vez, os “maravilhosos jardins” da Casa Tait, no Museu da Cidade.

Rui Moreira e Nuno Farias na apresentação do WARM UP.

Rui Moreira e Nuno Faria na apresentação do “WARM UP”. Foto: Sara Cardoso

O primeiro fim de semana é dedicado à spoken word, em que se destaca a apresentação exclusiva do projeto “20.000 Éguas Submarinas”, de Rui Reininho, com a participação dos músicos Alexandre Soares e Paulo Borges.

Seguem-se os habituais Festival Porta Jazz, ainda sem nomes anunciados, e o Porto Blues Fest, que conta já com Budda Power Blues e Maria João a apresentar um novo álbum. A 7 e 8 de agosto, o Festival Elétrico, que conta com artistas como Rui Vargas e Xinobi, marca o momento em que, pela primeira vez, “a música dança invade a Casa Tait”.

O quinto fim de semana, a 13 e 14 de agosto, será dedicado às músicas do mundo em antecipação ao Festival WOMEX – The World Music Expo, a estrear em outubro, no Porto. Com foco nas “novas tendências e influências” da música mundial, o “WARM UP” apresenta Lina & Raül Refree, recentes vencedores do novo Prémio Carlos do Carmo, num encontro improvável entre fado e música eletrónica, mas também Cremilda Medina, uma das novas vozes da música tradicional cabo-verdiana.

Mesmo antes do início da Feira do Livro, o Piquenique Dançante Sobre A Relva inspira-se no quadro “Le déjeuner sur l’herbe“, de Édouard Manet, para a sua sexta edição, abrindo a possibilidade do “convívio à volta de uma toalha, onde se partilha comida, conversa e música”.

De acordo com o coordenador do evento, o “WARM UP” vem “ajudar a aquecer o verão e promete antecipar a Feira do Livro que é cada vez mais um momento de abertura, reencontro e de escuta” para a cidade.

O festival “é um alento otimista que o Município do Porto proporciona às estruturas culturais, aos artistas e aos seus públicos, devolvendo-lhes espaço de atividade e reforçando a sua importância na dinâmica da cidade”, acrescenta ainda a autarquia, em comunicado. O “WARM UP” tem um custo estimado de 144 mil euros.

Tal como anunciado no final da edição do ano passado, a Feira do Livro, que este ano se realiza nas mesmas datas do ano passado, entre 27 de agosto e 12 de setembro, vai homenagear o escritor portuense Júlio Dinis. O mote é “Herborizar” e baseia-se no Herbário de Júlio Dinis, “uma peça única e rara” que estará exposto no Museu da Cidade, com o qual o festival literário mantém uma “ligação umbilical”, reforça Nuno Faria.

Com as inscrições a abrir a 17 de maio, a Feira do Livro 2021 abre espaço a duas extensões: uma bem perto dos Jardins do Palácio de Cristal, na Quinta da Macieirinha, com a reabertura da Extensão do Romantismo do Museu da Cidade e com programa renovado; a outra, na Biblioteca Popular de Pedro Ivo, na Praça do Marquês, recentemente reaberta, evocando a obra do popular escritor portuense que dá nome ao edifício.

Artigo editado por João Malheiro